Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Judoca Thiego Marques é homenageado na Câmara de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Durante sessão solene realizada na manhã desta terça-feira (24) na Câmara Municipal de Parauapebas, o judoca Thiego Marques da Silva foi homenageado e recebeu a Comenda Municipal de Mérito “Islander Sousa”, que foi proposta pelo vereador Zacarias Marques (sem partido), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 25/2019, pelos relevantes serviços prestados na área do esporte ao município de Parauapebas.

Thiego tem 20 anos e nasceu em Parauapebas. Por ser albino, foi diagnosticado com retinose pigmentar, uma patologia que o deixa com baixa visão, mas não impediu o jovem atleta de começar a praticar judô em 2010 na Secretaria de Esporte e depois na Associação Esportiva e Paradesportiva do Sul e Sudeste do Pará, onde está até hoje no Projeto Todos na Luta.


Atualmente, o esportista mora em São Paulo, onde treina e estuda devido aos compromissos com a Seleção Brasileira de Judô Paraolímpico. Já conquistou vários títulos, entre estes, vice-campeão do mundial de jovens nos Estados Unidos, em 2013; pentacampeão brasileiro; 5º lugar nos jogos mundiais da Coréia, em 2017; bronze nos jogos mundiais da Coréia por equipe, em 2017; prata na Copa Pan-americana e ouro no Pan-Americano de jovens, em 2017, e no Canadá, em 2018; bronze no Pan-Americano de Judô Brasil, em 2018; e bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em 2019. A posição de Thiego no ranking em sua categoria, ligeiro 60 kg, é a 1ª nas Américas e a 14ª no mundial.

 

“Trazemos aqui o reconhecimento dos nossos valores. O quanto o esporte em Parauapebas é forte. As artes marciais, em todas as suas vertentes, e o esporte como um todo, o que ele é capaz de fazer. Thiego não é apenas um atleta de judô, ele é um filho de Parauapebas. Com a Comenda Islander Sousa, abrimos as portas para reconhecer o valor, o talento e a importância de todos os nossos atletas”, destacou Zacarias Marques.

Durante a entrega da homenagem, Thiego estava acompanhado de sua mãe e de seu treinador, ele agradeceu a todos e prometeu continuar firme os treinamentos para levar o nome de Parauapebas cada vez mais longe e trazer medalhas para a cidade que tanto ama.

Publicidade

Veja
Também