Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

JUVENTUDE: Parauapebas sedia congresso estadual Demolay

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais de 300 jovens, além de adultos, participam da 16ª edição do Congresso Estadual da Ordem Demolay do Pará (Ceod), a partir desta sexta-feira (1º) e até o dia 3 de junho em Parauapebas. É a primeira vez que a cidade do sudeste do Pará recepciona o mais importante evento anual da entidade, que vai discutir os rumos da instituição e eleger lideranças juvenis. O evento terá lugar na Câmara Municipal de Parauapebas e a abertura será na noite deste dia 1º, a partir das 19 horas, com solenidade aberta à população.

O Ceod 2018 é organizado pelo Capítulo Lealdade e Justiça e realizado pelo Grande Conselho Estadual da Ordem Demolay no Pará. Confirmadas as presenças de autoridades da Ordem, como o grande mestre estadual, Ulysses Cabette Nooblath, o mestre conselheiro estadual, João Sena e o mestre conselheiro nacional, o jovem Pedro Freiria, vindo de Minas Gerais. Além deles, autoridades maçônicas, como o grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Pará, advogado Edilson Araújo, que é um dos palestrantes.


Na manhã desta sexta-feira, dia 1º, antes mesmo da abertura oficial do evento, os demolays  promoveram uma atividade cívica que se deu com plantio de mudas para arborização às margens de um riacho.

No sábado, ao longo do dia, ocorrem a Assembleia Geral da entidade para eleição da nova diretoria estadual juvenil. São escolhidos os mestres conselheiros estadual e adjunto (presidentes). Também ocorrem as palestras aos líderes dos capítulos de cada cidade, além de conselheiros consultivos e clubes de mães.

Comitivas de Marabá, Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás, Xinguara, Conceição do Araguaia, São Félix do Xingu, São Domingos do Araguaia, Rondon do Pará, Paragominas, Capanema, Santa Izabel, Castanhal, Santarém, Altamira, Uruará e Belém, cidades onde a ordem está presente com capítulos,  se fazem representes em Parauapebas.

ENTENDA

A Ordem DeMolay é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega milhares de jovens de 12 a 21 anos em todo o mundo, potencializando conceitos de cidadania e liderança dentre os adolescentes, através de ações sociais, filantrópicas e patrióticas, com a finalidade de formar melhores cidadãos e líderes para o futuro.

Hoje a Ordem DeMolay Brasileira é a maior no mundo, contando com o expressivo número de 71 mil membros registrados em sistema, dos quais quase 3 mil membros registrados somente no Estado do Pará, divididos por todas as regiões. Em Parauapebas esse trabalho é patrocinado pela Loja Maçônica Lealdade e Justiça.

O Congresso Estadual tem por objetivo principal realizar o alinhamento anual das metas da instituição, bem como a congregação e troca de experiência dos jovens. O GCE Pará tem título de utilidade pública garantido por lei pelo Governo do Estado desde 2015.

Publicidade

Veja
Também