Komatsu participará do Congresso de Mineração de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Komatsu, fabricante de equipamentos para os segmentos de mineração, construção e florestal, participa do Congresso de Mineração de Parauapebas, que acontece nos dias 17 e 18 de maio, das 8h às 17h, no Atrium Hotel. No evento, que tem o tema Pós-mineração: meios para o desenvolvimento social e sustentável, a empresa irá apresentar os investimentos que tem feito para o atendimento na região e como tem preparado a comunidade para o futuro da mineração, além de apresentar as novas máquinas que colaboram com o futuro da mineração.

A Komatsu fomenta de forma constante diversos programas de formação profissional localmente, que contemplam o desenvolvimento da comunidade e de possíveis      empregados, com foco na capacitação técnica e reforço de diretrizes de segurança. “Promovemos cursos que possam proporcionar a estas pessoas ampla formação profissional, resultando em acesso a uma maior quantidade de oportunidades de emprego, inclusive na pós-mineração, o que gera ainda, mais sustentabilidade para a economia do município”, explica Luciano Arantesgerente geral de Tecnologia de Melhoria Contínua da Komatsu, palestrante no dia 18às 14h. Dentre os programas realizados estão, por exemplo, o Emprega Mais e o KIP – Programa de Imersão da Komatsu.


Desde 2020, a Komatsu realiza investimentos significativos na região Norte para a construção de uma nova planta em Parauapebas (PA), que ficará pronta em 2023. Ao todo estão sendo investidos R$ 35 milhões na nova unidade na qual a companhia irá reparar e fabricar implementos para equipamentos de mineração, que devem atender às demandas não só locais, mas de todo o País, sendo também um pólo de exportação.

Em linha com as tendências globais de automatização e com o intuito de tornar as operações na mineração ainda mais sustentáveis, produtivas e seguras, a Komatsu trouxe no último ano ao Brasil a sua primeira linha de caminhões autônomos. Atualmente, são 10 máquinas em operação no maior complexo de extração de minério de ferro do mundo, localizado em Carajás. A empresa     já se prepara para colocar em operação, em breve, tratores controlados remotamente, que têm por objetivo aprimorar a segurança e a produtividade nas minas.

Sobre a Komatsu

A Komatsu é líder na fabricação e fornecimento de equipamentos, tecnologias e serviços para os mercados de mineração, construção, industrial e florestal. Há um século, os equipamentos e serviços da Komatsu têm sido usados por empresas em todo o mundo para desenvolver uma infraestrutura moderna, extrair minerais fundamentais, manter florestas e criar tecnologia e produtos de consumo. Por meio de tecnologia e dados relevantes, a Komatsu e sua rede de distribuidores entregam aos clientes mais segurança e aumento de produtividade, ao mesmo tempo que otimizam a performance das operações.

veja também