Single Posts
Confirmados
26.267
Single Posts
Recuperados
15.327
Single Posts
Óbitos
177

 Publicidade

Larvas de mosquito Aedes Aegypti “fazem a festa” em plena Praça do Bairro Liberdade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Larvas de mosquito Aedes Aegypti “fazem a festa” em plena Praça do Bairro Liberdade

A internauta Gardênia Vasconcelos entrou em contato com a equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar através do WhatsApp (94) 99121-9293 para denunciar que o chafariz da Praça do Bairro Liberdade, em Parauapebas, está virando um criadouro de mosquitos Aedes Aegypti.

Nossa equipe esteve no local e constatou que a situação é bastante delicada, tendo em vista que várias larvas estão sendo desenvolvidas com o acúmulo de água parada em um chafariz que está desativado na Praça e consequentemente, os moradores correm risco de serem infectados pelas doenças transmitidas pelo mosquito.


Perigo

Pesquisadores afirmam que do ovo à forma adulta, o ciclo de vida do Aedes aegypti varia de acordo com a temperatura, disponibilidade de alimentos e quantidade de larvas existentes no mesmo criadouro, uma vez que a competição de larvas por alimento (em um mesmo criadouro com pouca água) consiste em um obstáculo ao amadurecimento do inseto para a fase adulta. Em condições ambientais favoráveis, após a eclosão do ovo, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta pode levar um período de 10 dias. Por isso, a eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana: assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido.

Como a Praça do Bairro Liberdade não vem sendo limpa com frequência pela Prefeitura Municipal de Parauapebas e devido ao grande número de chuvas que cai na cidade neste período, o chafariz que era para ser um atrativo a mais na praça, vem se transformando num criatório para mosquitos que além da dengue, pode causar ao ser humano, outras como a febre Chikungunya e o vírus Zika.

Outro lado

A equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar entrou em contato com a Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Prefeitura Municipal de Parauapebas, que por sua vez, encaminhou a seguinte nota de esclarecimento:

“Em relação à limpeza do chafariz da Praça do bairro Liberdade, a Prefeitura informa que uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb) será enviada ao local para averiguar a situação, e em seguida fazer a limpeza necessária. Qualquer dúvida ou reclamação de limpeza pública pode ser feita pelo número do WhatsApp, 9-8808-0295”.

Reportagem: Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também