Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Laticínio na APA do Igarapé Gelado é inaugurado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (25), o Laticínio da Estação Conhecimento APA do Igarapé Gelado. A iniciativa é da Fundação Vale, apoiada pela Vale e Prefeitura Municipal de Parauapebas, o empreendimento vai colaborar com a geração de emprego e o aumento da renda familiar dos produtores locais.

Além do leite pasteurizado, o Laticínio fornecerá manteiga e queijo muçarela. O empreendimento atualmente administrado pela Estação Conhecimento, no futuro será gerido pelos próprios produtores da APA em sistema de cooperativa. A produção que hoje é de dois mil litros de leite por dia tende a aumentar significativamente com a operacionalização do Laticínio.


Pioneiro na região, o modelo de trabalho criou uma cadeia produtiva dentro da própria comunidade. O projeto que começa na produção do leite, passa pela coleta, e agora, com a inauguração do Laticínio, possibilita seu beneficiamento. A produção dos derivados fecha o ciclo produtivo com a comercialização dos produtos.

A solenidade de inauguração contou com a presença de diretores da mineradora Vale, representantes da comunidade, coordenadores da Estação Conhecimento, Prefeito de Parauapebas Valmir Mariano, Secretário de Produção Rural Horácio Martins, Presidente da Câmara de Parauapebas, Vereador Ivanaldo Braz, além de populares em geral e outras autoridades.

Sobre a Estação Conhecimento APA do Igarapé Gelado:

Localizada em uma Área de Proteção Ambiental (APA), a Estação Conhecimento da APA do Igarapé Gelado foi inaugurada em 2010. Suas atividades estão voltadas, em sua maioria, à geração de renda para 120 famílias locais, por meio da bovinocultura leiteira, avicultura, fruticultura, olericultura e piscicultura. No total, em 2014, 1.100 pessoas foram beneficiadas diretamente com as atividades regulares da Estação. Os produtores contam com o apoio de profissionais como engenheiro agrônomo, zootecnista, médico veterinário e técnicos agrícolas no aprimoramento das técnicas de manejo. A Estação Conhecimento também apoia os produtores com mecanização agrícola.

Veja as fotos de Ozeias Cabral – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

OBS: Para ampliar a imagem, clique na foto!

Publicidade

Veja
Também