Léo Márcio pede que prefeitura intensifique medidas de prevenção no trânsito

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A implantação de políticas públicas voltadas à segurança no trânsito foi solicitada pelo vereador Léo Márcio (Pros) ao Poder Executivo na sessão ordinária da última terça-feira (17).

O parlamentar pediu, por meio da Indicação nº 520/2021, a inclusão curricular da disciplina ‘educação no trânsito’ para os alunos da rede municipal de ensino; colocação de sinalização luminosa de travessia para pedestres; e a intensificação de campanhas publicitárias sobre prevenção e conscientização de acidentes no trânsito aos munícipes.


A intenção do vereador, ao solicitar tais medidas, é levar conscientização aos futuros motoristas da cidade e, por consequência, levar reflexo aos pais e familiares. A inclusão da disciplina ‘educação no trânsito’ na rede pública municipal é um mecanismo de prevenir e ensinar medidas de segurança no trânsito. Inclusive, está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Já a colocação de placas de sinalização luminosa de travessia para pedestres em pontos estratégicos da cidade, com figuras humanas nas cores vermelha e verde, sincronizadas a contador digital regressivo e sinalizador sonoro diferenciado para os comandos de parar e seguir, bem como a intensificação de campanhas publicitárias de segurança no trânsito em todos os setores da cidade e reforço das sinalizações já existentes, tem o objetivo de reduzir os vários acidentes que, infelizmente, estão ocorrendo em Parauapebas.

Vereador Léo Márcio (Pros)

 

No ano passado, Parauapebas teve um aumento de 45,63% de acidentes de trânsito e 88% de mortes nas vias, segundo dados levantados pelo Departamento de Trânsito e Transporte de Parauapebas (DMTT).

Além do mais, o município já possui uma frota de mais de 100 mil veículos, perdendo somente para Belém no emplacamento de novos carros. Todos esses números acarretam mais probabilidades de acidentes nas ruas.

Conforme explicou Léo Márcio, um trânsito mais seguro afetará diretamente no âmbito da saúde municipal, pois, através de pesquisas em sítios de buscas, ficou evidenciado que, no Brasil, no ano de 2019, 75% dos leitos de trauma dos hospitais públicos estavam ocupados por vítimas de trânsito. E que, em 2016, Parauapebas ocupou o topo das estatísticas de acidentes com motos no Estado do Pará.

Por isso, a medida de sinalização luminosa e específica para a travessia de pedestres está sendo bastante utilizada em várias cidades, para conferir maior segurança às pessoas, bem como servir como um instrumento a mais de proteção e alerta aos que transitam na cidade.

“O melhor remédio para a segurança no trânsito ainda consiste na educação, tendo em vista que se faz necessária uma conscientização geral dos motoristas e pedestres. Por isso, é necessário que a prefeitura intensifique campanhas publicitárias na cidade no que tange à segurança no trânsito, por meio de outdoors, comerciais de TV, alertas nas rádios e jornais impressos, e também por meio das mídias digitais, com o intuito de prevenir as fatalidades que estão ocorrendo”, concluiu Léo Márcio.

Após as devidas apresentações e justificativas ao pedido, a proposição foi colocada para votação parlamentar. Compreendendo que é necessário garantir um trânsito mais seguro e incentivar a direção defensiva, os vereadores aprovaram em unanimidade a proposição. Com o parecer favorável da Casa, a indicação será enviada ao Poder Executivo municipal, que deverá analisar e, se possível, implementar o pedido.

veja também