Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Liga divulga programação do Carnaval 2018 de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Este ano o carnaval será ainda na primeira quinzena de fevereiro, o que requer uma preparação mais urgente. É por isto, que tão logo iniciou o ano, a Liga das Agremiações dos Blocos e Escolas de Samba de Parauapebas e Região (LIABESPR), já montou a programação para apresentar à Secretaria Municipal de Cultura (SECULT).

De acordo com o presidente da entidade carnavalesca, Luís Bezerra Mendonça, uma das preocupações é que o repasse dos recursos para os blocos e escolas de samba seja feito o mais breve possível, dando assim, condições para que sejam preparados e possam fazer bonito na avenida do samba. “Precisamos dar condições e tempo a eles para depois podermos cobrar”, frisa Luís Bezerra, dando como importante as inovações que ocorrerão nesta edição da festa de momo, destacando o arrastão dos blocos independentes, além da passagem de todos os segmentos culturais na avenida.


De acordo com o presidente da Liga, a apresentação dos blocos independentes se torna importante por dois motivos; “Um deles, é despertar a preocupação nos blocos oficiais em melhorar suas apresentações e se organizarem melhor, vendo que há muitos outros preparados para subir. Outro é para se ver a força que a cidade tem em si tratando de interesse pela festa carnavalesca”.

Ainda segundo Luís Bezerra, logo no início de fevereiro iniciará uma sequência de eventos que farão parte da programação oficial do carnaval deste ano em Parauapebas. A escolha da Rainha do Carnaval é o primeiro deles e ocorrerá no dia 2, uma sexta-feira, no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC);
No dia seguinte, 3, no Lago do bairro Nova Carajás, acontecerá uma prévia dos blocos filiados à LIABESPR, com previsão de início às 15h00, sendo o evento animado por trio elétrico e bandas locais.
No dia 8 de fevereiro, uma quinta-feira, será feita, no CDC, a escolha da Musa dos Blocos, seguida da abertura oficial do Carnaval 2018, que ocorrerá também no CDC, quando o prefeito Darci Lermen entrega as chaves da cidade ao Rei Momo; sendo ainda feita a apresentação da Musa e Rainha do Carnaval e shows com bandas locais.
No sábado, 10, a partir das 17h00, acontece o Arrastão e Desfile dos Blocos Independentes, cujo percurso será da Eva Lanches, na rua “E”, com dispersão na rua “5”.
No domingo, 11, é a vez da garotada sambar na matinê que se iniciará às 16h00, na Praça de Eventos. Em seguida, no mesmo local, acontecem os desfiles das escolas de samba; cujo percurso será da rua “E” passando pela Praça de Eventos, com dispersão após a rua “4” (Caixa Econômica Federal).
Na segunda-feira, 12, a partir das 16h00, acontece o Arrastão de seguimentos Culturais, Blocos Oficiais e Independentes; com saída da Eva Lanches, pela rua “E”, contornando na rua “5” e retornando pela rua “F”.

O encerramento da festa ocorrerá na terça-feira (13), com os desfiles dos blocos oficiais, que se concentrarão na rua “E” (Semas) às 18h00, percorrendo pela rua “E”, passando pela Praça de Eventos e com dispersão na rua “5”.

 

A apuração do resultado tanto das escolas de samba, quanto dos blocos, será feita na tarde do dia 14, quarta-feira de cinzas, seguido da divulgação dos resultados. “É tudo imprevisível, pois cada ano aparecem novidades na procura de surpreender tanto a população, quanto os jurados que têm o dever de julgar dentro dos respectivos quesitos”, afirma Luís Bezerra, dando a notícia de que uma nova escola de samba deve se apresentar na expectativa de ser aceita na competição oficial do próximo ano.

Quanto às atrações que animarão as noites carnavalescas, Luís Bezerra disse que ainda não foram definidas oficialmente, mas dá conta de que foi apresentada relação de boas bandas, todas voltadas para o segmento, à SECULT; e destas, espera sair as contratações.

A programação apresentada à equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar foi elaborada pela direção da LIABESPR e segundo Luís Bezerra, poderá sofrer alteração de acordo com as discussões junto à SECULT.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também