Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Linhas de pipa com cerol continuam fazendo vítimas em Parauapebas

Basta andar por qualquer bairro de Parauapebas que, com muita facilidade se encontram várias crianças, adolescentes e até mesmo adultos ‘brincando’ de soltar pipas, porém, infelizmente, a brincadeira está se tornando bastante perigosa, tendo em vista que o índice de acidentes com as linhas de pipa com o uso do cerol vem aumentando, inclusive muitos casos sérios vão parar nos hospitais.

No começo da tarde desta segunda-feira (10), uma mulher identificada como Claudete Sousa Ferreira presenciou cenas fortes que segundo ela, foram momentos difíceis. “Foi tudo muito rápido, eu estava passando pelo local e presenciei um motoqueiro tendo seu pescoço praticamente decepado por uma linha de pipa nas proximidades da Seccional de Polícia Civil de Parauapebas. As suas últimas palavras antes de desmaiar foram: Me ajude. Eu só não sei informar se ele chegou a desmaiar por causa do grande volume de sangue que perdeu, ou se chegou a morrer”, relatou Claudete à equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar. Ela disse ainda que ficou chocada com a cena que viu e informou que a vítima foi encaminhada ao Hospital Geral de Parauapebas (HGP).

 

Confira a baixo o que diz o Técnico em Segurança do Trabalho Valdeci Teófilo Ribeiro sobre os perigos do cerol:

“O Cerol é uma mistura de cola com caco de vidro moído que posteriormente são aplicadas às linhas de pipas com a finalidade de cortar a linha de outras pipas adversárias em uma batalha para ver quem pode mais. O saldo dessa irresponsabilidade é que ao final dessas brincadeiras ficam pelas ruas pedaços de linhas que são praticamente invisíveis aos olhos de quem trafega conduzindo veículos ciclomotores. E quando esses condutores inadvertidamente se chocam com a linha de pipa contendo cerol, acabam atingidos principalmente nas mãos, braços, tronco, pescoço e rosto.

As linhas com cerol possuem uma enorme capacidade de corte e provocam ferimentos profundos que são potencialmente mortais quando atingem a região do pescoço, e quando não mata, deixam sequelas terríveis em suas vítimas.

O cerol em linhas de pipas é utilizado praticamente no ano todo, mas é na época das férias escolares que as ocorrências dos acidentes são mais comuns. A linha de pipa com cerol é só mais um dos problemas enfrentados por pessoas que usam motocicletas para o trabalho ou lazer. Essa atividade criminosa considerada brincadeira de criança, também é a diversão de muitos adultos irresponsáveis.

Como se proteger?

Alguns aparatos foram desenvolvidos para evitar acidentes envolvendo linhas com cerol como por exemplo, as antenas aparadoras de linhas de pipas e protetor de pescoço.

Apesar das várias campanhas alertando para o perigo dessa “brincadeira”, pouco tem surtido efeito, pois o cerol ainda continua sendo utilizado indiscriminadamente e fazendo suas vítimas por todo o país. É necessário que os pais tomem as rédeas dessa situação e promovam uma conscientização sobre essa prática, educando seus filhos sobre as consequências do uso do cerol.

Se ocorrer um acidente causando a morte da vítima, a pessoa que contribuiu para o acidente poderá ir para a cadeia se for identificada. Outras penalidades são previstas para quem coloca a vida de terceiros em risco, portanto, mesmo que não ocorra alguma morte, há mecanismos de punição para os pais e os adolescentes envolvidos nos acidentes.

Empinar pipa é uma diversão saudável que remete a nossa infância trazendo grandes recordações, só não podemos transformar essa brincadeira inocente em uma arma perigosa que pode mudar a vida de outras pessoas para sempre”.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário