Advogado havia sido afastado após mandado de prisão expedido no Paraná, mas classifica caso como “arbitrariedade jurídica” e volta ao cargo por decreto do prefeito Aurélio Goiano
O prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano, nomeou nesta terça-feira (30) o advogado Linicker Pereira Sousa para reassumir o cargo de coordenador do Procon Municipal. A decisão foi oficializada por meio do Decreto nº 3880/2025, publicado no Diário Oficial do Município.
Nomeação confirmada
Segundo o decreto, Linicker ocupará novamente a função de Coordenador do Procon Municipal (CCE-3), lotado na Procuradoria-Geral do Município (PGM). O cargo é de provimento em comissão, de livre nomeação e exoneração pelo chefe do Executivo.
Histórico recente
Linicker havia sido exonerado do mesmo posto após a expedição de um mandado de prisão pela Justiça do Paraná, que o acusava de crimes como formação de quadrilha e furto. O advogado chegou a ser alvo de investigações relacionadas à transferência de valores que teriam origem suspeita.
Em entrevista concedida à Rádio Arara Azul FM, antes de ser nomeado novamente, Linicker classificou sua prisão como uma “arbitrariedade jurídica”, afirmando que a decisão foi revogada logo após ser expedida.
“Foi uma ilegalidade da Justiça do Paraná. Bastaria uma simples intimação para resolver o caso. Sempre estive tranquilo quanto à origem dos valores, que foram recebidos de forma legal a título de honorários advocatícios”, declarou.
Ele ainda criticou a condução da investigação, alegando omissões da Polícia Civil paranaense e destacando que nunca esteve no Paraná, sendo sua única ligação o cliente de Tocantins envolvido no processo.
Nota da Prefeitura à época
Quando Linicker foi afastado, a Prefeitura de Parauapebas emitiu nota oficial esclarecendo que os fatos investigados eram anteriores à sua atuação no serviço público, ainda em 2023, quando ele trabalhava como advogado.
“A Prefeitura de Parauapebas reafirma seu compromisso com a transparência, a legalidade e o pleno respeito às instituições”, destacou o comunicado na época.
Retorno ao comando do Procon
Agora, com a nova nomeação, Linicker Pereira Sousa volta a liderar o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Municipal, responsável por intermediar conflitos entre consumidores e empresas e garantir o cumprimento das normas de defesa do consumidor em Parauapebas.