Esboçando atitude suspeita, tão logo perceberam a aproximação de viatura da Polícia Militar, dois homens que estavam em uma motocicleta no Bairro Santa Vitória, na cidade de Canaã dos Carajás, tentaram a sorte ao fugir da presença dos militares.
Devido a atitude da dupla, a viatura fez o acompanhamento, podendo alcançá-los na Avenida Belém, onde o piloto perdeu o controle da motocicleta vindo a cair. Mesmo com a presença da polícia que abordou a dupla, os homens tentaram continuar em fuga e tentaram contra os policiais que, por isso, fizeram uso da força para contê-los. Agora, presos, o condutor da motocicleta, que apresentava visível estado de embriaguez, foi identificado como sendo MIKAEL DE JESUS FERREIRA.
Mas, a situação, que já parecia ter sido controlada, ainda teve outros desdobramentos com a chegada de alguns populares, estando entre eles, a mãe de Mikael, que se pôs a xingar a guarnição militar qualificando-os como “corrompidos”.
Assim, por desacato a autoridade, foi dada voz de prisão à ela, que resistiu, entrando em luta corporal com os policiais, mas, foi contida e presa.
O trio foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil. No trajeto os preços proferiram ameaças contra os policias do tipo: “depois a gente se acerta”, enquanto também, desferiram chutes com o propósito de atingir os componentes da guarnição, chegando, inclusive, a danificar a lateral traseira interna da porta da viatura.
Toda resistência foi inútil, pois, o trio foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil daquela cidade para os procedimentos cabíveis.