Mães são homenageadas durante sessão solene na Câmara de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Em atendimento ao Requerimento nº 10/2022, de autoria das vereadoras Eliene Soares (MDB) e Raianny Rodrigues (Pros), a Câmara Municipal de Parauapebas realizou no início da noite desta quinta-feira (12) uma sessão solene em homenagem ao Dia das Mães. O evento foi prestigiado por centenas de pessoas, a maioria formada por mulheres.

Além das vereadoras Raianny e Eliene (presidente da sessão), a mesa dos trabalhos foi composta ainda pela advogada e pastora Quésia Lustosa, procuradora geral do Município; médica psiquiatra Marian Lima; Marlene Martins, representante da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Missão; e pela senhora Jackeline Marques. Marcaram presença também na solenidade os vereadores Ivanaldo Braz (PDT), Israel Miquinha (PT), Léo Márcio (Pros) e Zé do Bode (MDB).


Após a execução do hino de Parauapebas, cantado pela própria autora, professora Benilda Ferreira de Souza, foi dado início às atividades da sessão solene, que contou com as bandas de músicas Legis, Labaredas do Reino e Expresso do Pentecostes; Coral da Assembleia de Deus Missão e das cantoras Thalita Rocha e Débora Saraiva, além de palestras sobre os direitos e saúde da mulher e dinâmica laboral.

A solenidade teve início com a dinâmica laboral apresentada pela professora de educação física Dayse Manuely, seguida pela apresentação da Banda Expresso do Pentecostes, cantora Thalita Rocha, exibição de um vídeo da médica Gabriela Meira, falando sobre dieta, medicina do trabalho e estilo de vida; Banda Labaredas, cantora Débora Saraiva e Coral da Assembleia de Deus Missão.

Palestras
Ao fazer uso da palavra, a pastora Quésia Lustosa, que falou sobre trecho da Bíblia, fez questão de dizer que não estava ali no evento como procuradora geral do Município, mas como pastora, uma “serva de Deus”.

Por sua vez, a médica Marian Lima falou sobre psiquiatria, clínica infantil e medicina do trabalho, saúde mental da mulher, depressão e ansiedade; síndrome do pânico, transtornos mentais, fatores que influenciam a saúde mental, TPM, psiquiatra x psicólogo e afirmou que 90% dos suicídios poderiam ser evitados.

Na sequência, o vereador Léo Márcio discorreu sobre projetos de sua autoria que foram aprovados em favor dos direitos e saúde das mulheres; e elogiou as colegas de parlamento Raianny Rodrigues e Eliene Soares.

O vereador Zé do Bode fez também elogios às colegas Eliene e Raianny; à médica Marian Lima; à pastora Quésia Lustosa; à sua mãe Maria Janete da Silva, que “criou quatro filhos trabalhando no serviço público”.

Em seguida, a vereadora Raianny Rodrigues chamou para seu lado a mãe e o filho; defendeu as famílias, falou de trabalho comunitário, elogiou sua equipe de trabalho; todas as mães do município e ratificou que sua bandeira de trabalho é a busca pelo empoderamento da mulher, saúde e habitação.

Por último, encerrando a sessão solene, a vereadora Eliene Soares agradeceu a todos que contribuíram direta e indiretamente com a realização do evento; falou sobre experiências de vida, atividades físicas, bandeiras em favor da educação, mulher e renda; e finalizou o evento afirmando que “somos seres sociais, emocionais e espirituais”, e convidou o público para tomar parte de um coquetel.

 

veja também