O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), realizou neste domingo (17), a prova objetiva para o concurso público da Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA), para o preenchimento das vagas ao Curso de Formação de Praças (CFP). De acordo com a banca organizadora, cerca de 70 mil candidatos participaram da prova.
O certame deste domingo oferta 4 mil vagas e cadastro reserva, para o Curso de Formação de Praças (CFP), as provas tiveram questões objetivas, de múltipla escolha e foram realizadas nas cidades de Belém (Região Metropolitana), Santarém (oeste), Marabá (sudeste), Altamira (oeste), Redenção (sul) e Itaituba (sudoste).
“Neste domingo, estamos dando continuidade ao maior concurso da história da Polícia Militar, desta vez, com as provas para o cargo de praça, com o objetivo de preencher 4 mil vagas. Hoje, é um momento crucial para os milhares de candidatos que estão em busca de uma oportunidade de ingressar na carreira pública estadual. Com este concurso reforçamos mais uma vez o comprometimento e investimento da atual gestão em aumentar o efetivo, garantindo a segurança e bem estar da nossa população, como também priorizando o ingresso de novos servidores por meio de concurso público”, enfatizou Elieth de Fátima Braga, secretária de Estado de Planejamento e Administração.
Candidato recebe orientação de um dos fiscais sobre o seu local de prova
Expectativa – Amanda Cardoso classificou sua expectativa como ‘muito alta’ para a prova, pois disse que vem se preparando desde a prova do último concurso para a PMPA. “Eu venho me preparando para essa prova há mais ou menos um ano e meio, desde o último concurso. Minha expectativa está bem alta, estou bem ansiosa, porque é o maior concurso que já teve na história. Passar nesse concurso pra mim é significativo demais, eu vou estar alcançando a minha tão sonhada estabilidade, vou poder ajudar a minha família e também servir ao Estado do Pará”, disse a dona de casa.
A empresa organizadora do certame é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela prestação de serviços de planejamento, organização, realização, processamento e resultado final para homologação de concurso público e seleção de candidatos para o provimento de vagas e formação de cadastro reserva, assim como toda e qualquer logística necessária à execução dos serviços.
“Hoje, estamos realizando um grande marco na história da Polícia Militar, realizando o maior concurso público, tanto o número e quantidade de vagas, assim como o número de candidatos. Isso vem a somar a uma série de investimentos feitos pelo Governo do Estado na segurança pública do Pará. Para a gente é muito importante, nós temos necessidade de ampliar o nosso efetivo, é uma necessidade que se apresenta em virtude das demandas sociais e também da proximidade de um dos maiores eventos que será realizado aqui no Pará, que vai ser a COP30 no ano de 2025. Então com esse concurso, a gente pretende iniciar em meados do ano que vem já a formação desses policiais, pois nós pretendemos já estar com essas praças formadas, já prontos e aptos para que operem no policiamento por ocasião da COP30, aqui no Pará”, explicou o chefe do Departamento Geral de Educação e Cultura, Coronel Cássio Tabaranã.
Mudança – “Eu venho estudando há mais ou menos dois anos para essa prova, esse concurso significa muito pra mim, é a mudança de vida que eu tanto almejo. A gente sabe que a concorrência está muito alta, mas também são muitas vagas, esse é o maior concurso, então eu tô muito confiante. Estou ansioso, eu levo como missão de vida fazer parte da Polícia Militar do Pará”, disse o lojista Carlos Eduardo Borges.
A Consulta individual aos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas estará disponível no site da banca a partir das 19 horas do dia 19 de dezembro.
“Já são cinco anos me dedicando para essa prova, eu comecei a estudar e ainda nem tinha idade para entrar na corporação, a minha família é toda de militares, então eu cresci com esse sonho. Hoje, só de fazer a prova já é o inicio dessa realização pessoal. Entrar na PMPA significa defender o meu Estado, prestar serviço para nossa população e ser um importante reforço na segurança pública”, afirmou a estudante Ana Beatriz Maia de Carvalho
No domingo passado (10) ocorreu a prova para preenchimento de 400 vagas do curso de formação de oficiais, totalizando 4,4 mil vagas e cadastro reserva, sendo o maior concurso da história da PMPA.