Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Mais de 1.100 itens doados para aprimorar a saúde pública e a assistência social em cidades do sudeste do Pará

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) de Tucumã, Ourilândia do Norte e Curionópolis receberam apoio para melhorar o atendimento que prestam à população. Em Parauapebas, o evento de entrega acontece nesta quinta-feira, 4 de julho. No total, as unidades receberam mais de 1.100 itens como balanças infantis, consultório odontológico portátil, oxímetros e aparelhos de pressão, além de notebooks, tablets e outros.

A doação faz parte do Ciclo Saúde Proteção Social, iniciativa da Fundação Vale, realizada em parceria com o Cedaps (Centro de Promoção da Saúde) e com o poder público municipal. O intuito do programa é contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica (SUS) e reduzir as desigualdades de acesso das populações mais vulnerabilizadas. As cidades de Marabá, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás e Bom Jesus do Tocantins receberam equipamentos no ano passado.

“A parceria nestes dois anos trouxe condições para a equipe fazer um atendimento de maior qualidade para a população” – afirma Keila Vieira Moreira, diretora de atenção básica de Tucumã.

Desde 2022, o programa Ciclo Saúde Proteção Social já doou mais de 2 mil equipamentos para alcançar 100% das UBSs e CRASs dos oito municípios paraenses participantes: Tucumã, Ourilândia do Norte, Curionópolis, Parauapebas, Marabá, Bom Jesus do Tocantins, Eldorado dos Carajás e Canaã dos Carajás. Além da doação, o programa envolve ações de formação continuada em temáticas como saúde da mulher e saúde da pessoa com hipertensão e diabetes. Mais de 4 mil profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) e SUAS (Sistema Único de Assistência Social) já foram alcançados com as capacitações.

“Com a estrutura física adequados e equipes mais qualificadas, apoiamos os municípios a oferecer uma melhor qualidade de vida à população de forma transversal” – comenta Marcus Finco, Gerente da Fundação Vale.

A implementação do projeto ocorre em oito municípios do Pará e 24 do Maranhão e conta também com a parceria da Wheaton Precious Metals e do Programa Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) gerida pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social). Em parceria com doadores privados, a iniciativa busca reunir recursos para apoiar e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário