Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Marabá: Guarda Municipal participa de treinamento nacional de polícia comunitária

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP realizou, em Marabá, capacitação de multiplicadores para o Programa Nacional de Treinamento de Polícia Comunitária. O curso foi ministrado no 4ºBPM, no período de 03 a 14 de junho de 2013, em três módulos com carga horária total de 81 horas-aula.

O objetivo do curso foi desenvolver nos guardas e policiais a capacidade de avaliação e gerenciamento em segurança pública, tendo como finalidade garantir a manutenção da ordem e o respeito às leis, sem perder de vista a garantia dos direitos fundamentais da pessoa humana.


A Guarda Municipal de Marabá – GMM participou do curso contando com o efetivo de 10 (dez) integrantes, além de fornecer um dos ministradores. O Superintendente Geral da GMM, Ten. Cel Márcio Fernando Santos de Barros lecionou a disciplina Polícia Comunitária e Sociedade com tópicos relacionados aos problemas sociais, interação com a sociedade e conhecimento dos mecanismos de resolução desses problemas, que em regra são potencialmente fatores de risco para a segurança pública. Fernando também ministrou aula sobre Polícia Comparada Internacional, na qual abordou as experiências de outras polícias no relacionamento com a comunidade, inclusive no Brasil.

O Superintendente Geral da GMM conta com uma vasta experiência em segurança pública, tendo participado de diversos outros cursos, entre eles, direitos humanos no Comitê Internacional da Cruz Vermelha e ONU, e preparação para a missão de Paz na África do Sul, no qual permaneceu 1 ano e 2 meses.

Fernando falou sobre a importância do curso.

– Com certeza, a segurança pública do município ganhou Inspetores e Guardas devidamente treinados, qualificados e preparados para o exercício da função, proporcionando segurança aos cidadãos prontos para uma ação preventiva voltada para a interação, assistência social, educação, desporto, cultura, direitos humanos, juventude, bem como afinada com a Política Nacional sobre drogas.

Publicidade

Veja
Também