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Matrículas na rede estadual de ensino em Parauapebas podem ser confirmadas até o dia 6

Desde a última segunda-feira (2) que pais e responsáveis realizam a confirmação da pré-matrícula de estudantes da rede estadual de ensino, o período estipulado pelo Governo do Estado do Pará foi do dia 2 a 4 da janeiro, mas em Parauapebas o prazo para realizar a confirmação se encerra na próxima sexta-feira (6), e começou nesta quarta-feira (4).

O prazo foi estendido porque muitos pais que realizaram a pré-matrícula, ainda não obtiveram a ressalva, que é o comprovante de conclusão no ensino fundamental, o documento é requisito obrigatório para a confirmação da matrícula no ensino médio. A ressalva é fornecida pela rede municipal de ensino.

Eliene Silva, mãe de um aluno que tenta confirmar a matrícula na Escola Eduardo Angelim, no bairro Rio Verde, diz que não está conseguindo obter a ressalva na Escola Cecília Meireles, ela conta que tenta desde o ano passado: “A direção da escola do meu filho falou para que eu fosse dia 12 de dezembro, disseram que não poderiam dar porque o documento venceria, fui dia 20 e também não consegui, aí fui dia 3 da janeiro e a escola não tem diretor para assinar  a ressalva por conta da mudança de governo”, disse.

De acordo com a direção da Escola Eduardo Angelim, a rede municipal já estaria buscando resolver a situação. Já para os demais estudantes, a confirmação ocorre normalmente em 16 escolas da rede estadual do município, este ano estão sendo ofertadas em Parauapebas 4.616 vagas para alunos do ensino médio.

A pré-matrícula é realizada online, exceto para as escolas estaduais localizadas em Colônia Paulo Fonteles e em Cedere l, que por se tratar de unidades de ensino na zona rural de Parauapebas, estão realizando as matrículas de forma presencial.

A pré-matrícula online é destinada exclusivamente a novos alunos do ensino médio, os estudantes que já fazem parte da rede estadual, serão matriculados automaticamente, pois o ano letivo no estado do Pará ainda será encerrado no dia 28 de janeiro, o atraso ocorre em função de paralisações, de acordo com a direção da escola Eduardo Angelim. Nestes casos, os responsáveis precisam ir até a escola assinar a renovação da matrícula para alunos menores de idade a partir do dia 10 de janeiro.

Para confirmar a matrícula, o responsável precisa além da ressalva, o registro de nascimento do aluno; comprovante de residência; duas fotografias 3×4; documento de identidade e CPF (se tiver). É necessário levar a cópia e o original de todos os documentos.

De acordo com a Diretora da Escola Eduardo Angelim, Ana Maria, os pais precisam ficar atentos a detalhes importantes: “O pai, ao realizar a pré-matrícula online, precisa observar em qual endereço está a escola que ele escolheu para o filho, algumas escolas são anexos, tem o mesmo nome, mas são unidades em endereços diferentes”, disse.

Reportagem: Jéssica Diniz / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

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