Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

MDB Pará confirma Helder Barbalho para candidato ao governo do estado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Ex-ministro da Integração Nacional foi aclamado por filiados em convenção do partido neste sábado (4), em Belém. Candidato a vice na chapa é o deputado federal Lúcio Vale

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) do Pará confirmou, em convenção estadual da legenda neste sábado (4), em Belém, o nome de Helder Barbalho como candidato ao governo do Pará nas eleições 2018. O ex-ministro da Integração Nacional, foi aclamado por filiados que participaram do evento, no Ginásio do Sesi. O candidato a vice na chapa é o deputado federal Lúcio Vale (PR).


Em seu discurso, Helder destacou o abandono do Pará por parte do governo do estado. “O abandono é lamentavelmente a realidade do nosso estado do Pará, e nós não podemos mais admitir isso. É para mudar essa realidade que estamos juntos, porque o povo tem o direito de ter um governo presente todos os dias do ano, olhando pelos municípios, pela educação, pela segurança, pela saúde”, destacou.  “É com muito trabalho e presença, que vamos devolver o estado que cada paraense quer e sonha”, concluiu.

O candidato a vice-governador Lúcio Vale, falou sobre a importância da caminha ao lado de Helder. “Hoje é um dia muito especial, dia em que começa uma caminhada de muita importância para mim, para você e para o povo do Pará”, disse. Lúcio também ressaltou a relação da população com os projetos do governo. “Um governo onde a população possa sentir as políticas públicas, a saúde, a educação e a segurança, um governo presente”, ressaltou.

Em a sua chegada, Helder recebeu e conversou com imprensa e esteve acompanhado da família, do senador Jader Barbalho, da deputada federal Elcione Barbalho e do deputado federal e candidato a vice-governador, Lúcio Vale, quem também esteve acompanhado da família. Além das autoridades políticas e partidárias, quase 8 mil pessoas em caravanas dos interiores do Estado que se fizeram presentes.

O senado Jader Barbalho em seu discurso agradeceu a presença de deputados estaduais e federais, além de prefeitos e vereadores presentes. Jader também destacou a grandiosidade da convenção. “Quero agradecer os deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores aqui presentes. Quero também dizer que estou em mais uma convenção, mas está é a maior festa das convenções que já compareci”.

A coligação está formada com os partidos PR, PTB, PSD, PP, PSL, PSDC, PRTB, PSC, PHS, PMB, PODE -Podemos, PROS, AVANTE, PTC e PV. Atualmente o MDB tem a maior representação de lideranças políticas no estado, como na Assembleia Legislativa e grande parte das prefeituras paraenses.

Biografia

Helder Zahluth Barbalho nasceu em Belém do Pará, no dia 18 de maio de 1979. É o presidente em exercício do MDB no Pará. Graduou-se em Administração no ano de 2002, pela Universidade da Amazônia (Unama), em Belém. É pós-graduado na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, com o título de MBA Executivo em Gestão Pública.

No ano 2000, foi o vereador mais votado de Ananindeua com 4.296 votos. Dois anos depois se elegeu deputado estadual, também o mais votado, com 68.474 votos. No Legislativo Estadual, apresentou projetos direcionados em especial às questões de segurança, educação e de combate às desigualdades sociais. Presidiu e foi relator da Comissão de LDO, PPA e LOA.

Helder assumiu a Prefeitura de Ananindeua, terceira maior cidade da Amazônia, com 25 anos de idade, em 2005, tornando-se o prefeito mais jovem da história do Pará. Ainda como prefeito de Ananindeua, assumiu a presidência da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep).

Em 2008, se ausentou da presidência da entidade para concorrer novamente à eleição em Ananindeua, na qual foi reeleito, no 1º turno, com 93.493 mil votos. Em 2011 foi reeleito por unanimidade para continuar à frente da Famep, presidindo a entidade até abril de 2014.  Em 2012 assumiu a vice-presidência do MDB Pará.

Ainda em 2014 concorreu ao cargo de governador do Estado do Pará. Ganhou o primeiro turno com 49,8%, equivalente a 1.795.992 votos. No segundo turno, com 48,08%, equivalente a 1.721.479 Helder foi o segundo colocado. Em seu plano de governo, apresentou propostas aos paraenses de um projeto de desenvolvimento consolidado para o Pará.

Helder atuou nos últimos anos como Ministro da Pesca e Aquicultura, de janeiro de 2015 a outubro de 2015. Foi ainda ministro da Secretaria Nacional dos Portos, no período de outubro de 2015 até abril de 2016. E esteve à frente do Ministério da Integração Nacional, uma das principais pastas do Governo Federal, de 12 de maio de 2016 até 6 de abril de 2018.

Publicidade

Veja
Também