Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Mineradora Vale aposenta o “Aerovale”, único Embraer E190 corporativo do país

Agora é oficial, a mineradora Vale realiza nesta sexta-feira (17) o último voo com o jato Embraer E190 que estava a serviço de uma empresa no país. Agora, o famoso “Aerovale” será terceirizado e ficará à cargo da empresa GOL Linhas Aéreas.

O jato da Mineradora Vale tem matrícula PP-ADV, sendo o segundo jato Embraer E190-E1 operado pela empresa, que antes tinha voado com o jato registrado PR-ADV no transporte de funcionários.

Configurado para 80 passageiros e conhecido como “Aerovale”, o jato fazia voos diretos entre o Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, e o Aeroporto de Carajás, em Parauapebas (PA), a fim de levar trabalhadores entre o Quadrilátero Ferrífero e a Serra dos Carajás, os principais pontos de exploração no Brasil da companhia.

Os voos realizados pelo “Aerovale” sempre saiam às segundas, terças, quintas e sextas, numa operação tocada completamente pela, mas os planos teriam mudado recentemente.

Uma fonte na empresa revelou ao AEROIN que a diretoria decidiu por dar fim às operações de avião da Vale, sendo a única exceção o Bombardier Global 6000, um dos maiores jatos executivos do país, que é utilizado pela presidência da empresa, e um bimotor turboélice King Air, utilizado no norte do país em missões operacionais.

A decisão se deu inicialmente por dois fatores: custos e exposição. Foi avaliado que a terceirização dos voos é mais barata que ter um avião próprio, além de deixar a empresa mais focada em seu core.

Nesse contexto, e se tudo andar conforme o plano, o último voo do “Aerovale” ocorre nesta sexta-feira (17) de março, na rota Pampulha – Carajás – Pampulha, sendo que logo depois a aeronave deve se deslocar para Sorocaba no interior paulista, onde passará por manutenção nas instalações da Embraer.

Depois disso, o PP-ADV ficará em estado de preservação, o chamado Care Maintenance, por pelo menos um ano, enquanto estará disponível para a venda. Neste período, a GOL Linhas Aéreas fará os voos para a Vale, porém decolando do Aeroporto Internacional de Confins, mais distante do centro da capital mineira.

 

O Portal Pebinha de Açúcar teve acesso a um comunicado feito pela Vale aos funcionários, confira abaixo na íntegra:

  • Mais passagens disponíveis e operação contínua ao longo do ano nas viagens entre Belo Horizonte, Carajás e São Luís 

Conectados com nosso propósito de “Melhorar a Vida e Transformar o Futuro. Juntos” e com objetivo de atendermos a necessidade de aumento de mobilidade para passageiros que viajam entre as cidades de Belo Horizonte, Carajás e São Luís o nosso avião Embraer 190, utilizado atualmente, será substituído por aeronaves fretadas da GOL Linhas Aéreas.

Esta iniciativa, desenvolvida por equipe multidisciplinar, integra o Programa Desenvolver PA/MA que, entre outras ações, busca ampliar a mobilidade, o bem-estar e contribuir para a atração e retenção de pessoas nos territórios que compõe o Sistema Norte. 

Principais destaques:

  • A operação será contínua ao longo do ano (não haverá mais período de indisponibilidade devido às paradas para manutenção)
  • Contaremos com uma aeronave maior, o número de lugares por voo aumentará de 80 para 180 lugares e o total de passagens por ano irá de 32 mil para 66 mil
  • Aumentará o número de passagens para viagens a lazer para empregados e familiares
  • Visando maior agilidade, os passageiros poderão utilizar o Web check-in antecipadamente pelos aplicativos da GOL e recebendo o localizador do voo

O que não muda: 

  • As reservas continuarão sendo feitas no sistema da COPASTUR https://vale.copastur.com.br a partir de 09/03/2023 e o primeiro voo no novo modelo será no dia 20/03/2023
  • A Aviação Corporativa da Vale será responsável por monitorar o serviço prestado pela GOL, visando garantir segurança e qualidade no atendimento aos passageiros
  • Carajás e São Luiz: Os aeroportos não serão alterados

O que muda: 

  • Belo Horizonte (MG): Os voos passam a ser operados no Aeroporto de Confins, sendo o atendimento de check-in realizado em balcão exclusivo disponibilizado pela GOL
  • Dias e horários dos voos: Os voos serão concentrados nas segundas e sextas-feiras, confira abaixo a nova malha que entra em vigor a partir do dia 20/03/2023

Importante: Passageiros que emitiram passagens com a GOL para as cidades acima serão contactados para avaliar a realocação para os voos fretados

Malha King Air: Os voos do King Air, nosso avião de 11 lugares que faz voos entre Carajás, Ourilândia, São Luís e Belém, serão mantidos no modelo atual (primarizado). Nos próximos dias divulgaremos a malha ajustada que entrará em vigor também a partir do dia 20/03/2023.

Nos próximos dias serão divulgadas mais informações e lembretes através dos nossos canais de comunicação (Yammer e WhatsApp).

O período inicial liberado para reservas será reduzido por limitações relacionadas à gestão da mudança, mas, em breve, será ampliado e informado nos canais de comunicação.

Alterações ou inclusão de novas rotas, como a de Belém com o estabelecimento do Centro de Excelência a partir do segundo semestre, serão informadas oportunamente através dos nossos canais de comunicação.

Buscamos melhoria contínua e em breve implementaremos um canal para pesquisa de satisfação e feedbacks.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
2
+1
0
+1
0
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário