Mineradora Vale doa respiradores e oxigênio para municípios do Pará

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Trinta respiradores foram entregues aos hospitais da rede pública de Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte, Parauapebas e Marabá

A Vale está realizando novas doações ao Governo do Estado e municípios do Pará para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. Trinta respiradores foram entregues aos hospitais da rede pública de Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte, Parauapebas e Marabá. A empresa também está destinando 36 mil m3 de oxigênio aos municípios de Salinópolis, Conceição do Araguaia e Cametá, conforme definido pela Secretaria Estadual de Saúde.

O diretor do Hospital Municipal de Marabá, Dr. Luiz Sergio Matos, falou sobre a importância desses equipamentos para a recuperação dos pacientes. “Para nós, é uma satisfação muito grande, porque nós profissionais de saúde, de forma humana, temos todas as condições de fazer um bom atendimento à população de Marabá, mas quando temos a tecnologia a nosso favor, isso faz com quem aumente a nossa capacidade de assistência ao doente. Essa que é a importância desses respiradores doados pela Vale, da gente ter mais capacidade de salvar mais vidas”, diz o médico, que desde o início da pandemia está na linha de frente.


Em janeiro, a empresa também firmou convênio, por 90 dias, com o Instituto Acqua para contratação de profissionais de saúde para atuar na ala do Hospital Geral de Parauapebas. A unidade foi reformada, também com o apoio da Vale, exclusivamente para o tratamento de pacientes com Covid-19.

Desde o início da pandemia, em março do ano passado, a Vale vem oferecendo ajuda humanitária para o combate à Covid-19.  Entre as ações destinadas aos Pará, a empresa doou máscaras, 5,4 milhões de EPIs e mais de 139 mil testes rápidos. Também, em Parauapebas, foi assegurado o suporte financeiro para aplicação de 100 mil testes padrão de identificação do coronavírus (Testes PCR) de forma gratuita no município.

Foram entregues ainda mais de 5 mil equipamentos e mobiliários para hospitais de oito municípios (Parauapebas, Tucumã, Ourilândia do Norte, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Água Azul do Norte, Bom Jesus do Tocantins e São Félix do Xingu) e ao Governo Estadual. Entre os equipamentos, respiradores, monitores multiparâmetros, aparelhos de pressão, bombas de infusão, carrinhos de emergência, oxímetros de pulso, entre outros.

veja também