Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Mineradora Vale prepara mais 600 jovens para o Projeto S11D

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Um total de 627 jovens, residentes no município de Canaã dos Carajás, formam a primeira turma de trainees técnicos-operacionais para o Projeto Ferro Carajás S11D.  Por meio do Programa Formação Profissional (PFP), eles serão preparados para atuar futuramente nas operações de mina, usina e manutenção do S11D. O projeto está previsto para iniciar operação em 2016.

Segundo o diretor de Operações Ferrosos Serra Sul, Alexandre Campanha, o interesse da Vale é absorver o máximo possível de mão de obra local. “O nosso desejo hoje é ver esses jovens empregados em nossas operações. Com esta iniciativa, mais uma vez demonstramos o nosso compromisso com o desenvolvimento regional, gerando ensino, emprego e renda simultaneamente”, destaca Campanha.


O Programa de Formação Profissional é dividido em duas etapas. A primeira teórica terá duração de três a cinco meses, com capacitação em horário integral, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Nesta fase, os participantes recebem bolsa incentivo no valor de R$ 600, para profissionais de nível operacional e R$ 900, para nível técnico. A fase prática será exercida durante um ano dentro das áreas de atuação na própria Vale. Nesta etapa, eles serão contratados e também usufruem de todos os benefícios oferecidos pela empresa.

Diretor da Vale, Alexandre Campanha destaca compromisso com a região na aula inaugural

Segundo a gerente de Educação, Magda Damasceno, o índice de efetivação fruto do programa de Formação Profissional para trainees técnico-operacionais chega a ser superior a 80%. “São três pontos principais que asseguram esse grande percentual de absorção. Primeiro: a participação e o desempenho do aluno na fase teórica; segundo: a assiduidade; e terceiro: o comportamento tanto na instituição de ensino quanto na empresa, demonstrando iniciativa, capacidade de trabalho em equipe e o interesse em aprender, fazer carreira e atuar na empresa”, destaca Magda.

Oportunidade

Presente à aula inaugural, o prefeito Jeová Andrade destacou que o projeto é uma grande oportunidade para os jovens de Canaã. “É mais uma iniciativa que vem valorizar as pessoas de nossa cidade”, declarou o prefeito.  O programa mobilizou ainda jovens residentes em vilas próximas ao empreendimento, como Ouro Verde, Feitosa, Planalto e Bom Jesus.

Romildo Queiroz, morador da Vila Planalto, município de Canaã, vibra com a seleção para trainee

O jovem de 19 anos, morador da Vila Planalto, Romildo Queiroz da Silva diz se sentir um vitorioso. “Hoje moro quase na porta da empresa, e surgiu esta oportunidade. Me sinto praticamente um vitorioso, foram muitas pessoas inscritas e agora eu estou aqui. Só a Vale mesmo para abrir tantas oportunidade para ensinar a pessoa a estudar, empregar a pessoa. Para o futuro, quero fazer esse curso e outros e crescer junto com a empresa”, conclui.

Além do Programa de Formação Profissional, a Vale vem promovendo treinamentos para inserção de mão de obra local no Projeto Ferro Carajás S11D. Somente, no período de 2011 a 2014, mais de 2.500 pessoas já foram capacitadas, por meio do Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT), voltado para a promoção de cursos de curta duração.

Publicidade

Veja
Também