A equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar teve acesso à informação de que a mineradora Vale, depois que teve suspensa a licença da mina e usina de Sossego, de produção de cobre, em Canaã dos Carajás, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará (SEMAS) aplicou a mesma sanção para a operação de níquel de Onça Puma, localizada em trechos das zonas rurais dos municípios de Parauapebas, São Félix do Xingu e de Ourilândia do Norte.
A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Vale em Parauapebas, que por sua vez, encaminhou o posicionamento oficial da empresa, confira abaixo na íntegra:
“A Vale informa que recebeu hoje,22/2, ofício da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Pará (SEMAS), comunicando a suspensão da Licença de Operação da mina de Onça Puma, da Vale Metais Básicos. A Companhia informa que está avaliando as medidas necessárias para restabelecer a plena vigência da licença de operação da mina. A Vale reforça o cumprimento das condicionantes e dos controles socioambientais da sua atividade conforme determina a legislação e em respeito às comunidades vizinhas. A Companhia informa, ainda, que envia periodicamente aos órgãos ambientais os relatórios de todos os programas sociais executados na região”.