Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Ministério Público faz visita surpresa a UPA e encontra pacientes insatisfeitos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na noite da última terça-feira (18 de outubro), às 23h30, o Ministério Público Estadual (MPE), fez uma visita surpresa às dependências da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), localizada na Av. dos Buritis, no Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas. Na ocasião, o órgão encontrou pacientes reclamando da demora no atendimento.

Em um vídeo, o MP registra as queixas de Carlete Costa de Sousa que afirma que o filho já passou mal mais de uma vez enquanto aguardava atendimento, ela se queixa também da conduta de um profissional da unidade. “Aquele ignorante que está dentro da sala de triagem, disse: amanhã o médico não atende não (sic)”.


O Promotor de Justiça Hélio Rubens Pinto, responsável pela 4° Promotoria de Justiça, conversou também com outros pacientes. Alrevan Silva Lima, morador do Bairro Cidade Jardim, estava aguardando na fila há 2h43min, segundo ele, ao conversar com o promotor.

O Ministério Público foi a UPA após denúncia referente ao atendimento, e de que apenas dois médicos estavam trabalhando na noite de ontem, fato constatado durante a visita.

Procurada, em nota a Prefeitura Municipal de Parauapebas informou que durante o dia são escalados quatro médicos e durante a noite, dois. Ainda em nota a prefeitura informou que muitos pacientes procuram a UPA para atendimentos menos urgentes, que nestes casos deveriam procurar uma unidade básica de saúde que funciona até às 13h00. Segundo resolução do Ministério da Saúde, para UPA de porte ll, das 07h às 19h no mínimo quatro médicos devem atender. Já das 19h às 07h no mínimo dois médicos.

Já em uma cujo atendimento se estende a mais de 200 mil habitantes, ou seja, de porte III, são no mínimo seis médicos durante o dia, e no mínimo três no período noturno. Ainda segundo a prefeitura, apesar da estrutura da UPA ser de porte lll, a equipe de profissionais é para porte ll, quando o município tem uma população menor que 200 mil habitantes, os dados demográficos considerados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mas de acordo com levantamento da Vigilância Sanitária do município, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, em 2013, a população já era de 263.843 mil habitantes.

Hélio Rubens - Ministério Público
Hélio Rubens – Ministério Público

Em outro vídeo, o Ministério Público registrou também o depoimento de uma paciente que já estava há cerca de cinco horas esperando. A denúncia feita ao órgão está sendo investigada. Na manhã desta quarta-feira (19), a equipe de reportagem esteve na unidade e encontrou o local cheio de pacientes na espera por atendimento.

Reportagem: Jéssica Diniz – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também