As palestras ofertadas foram “Relacionamento Interpessoal”, ministrada pela psicóloga da Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH), Sirleany Pontes, e “Direção Defensiva: Comportamento Construtivo no Trânsito”, pelo instrutor de trânsito e coordenador da Defesa Civil de Parauapebas, Rafael Cardoso. Elas objetivaram preparar os profissionais do transporte escolar para o desempenho da função e, assim, garantir mais segurança aos alunos da rede municipal que utilizam o serviço.
O motorista da zona rural, rota da Escola União do Povo, Fábio dos Santos Pereira, avaliou o treinamento como produtivo. “Eu procuro fazer meu trabalho bem feito e estar preparado para situações adversas. Treinamentos como este nos ajudam a saber agir nesses casos”, ressaltou o servidor, que já tem quatro anos de experiência na profissão.
Maria Vanielza Rodrigues é monitora há três anos e, atualmente, faz a rota do Bairro dos Minérios. Ela reconhece a importância dos cursos, palestras e capacitações para o bom exercício da profissão. “É por meio de palestras que podemos melhorar o trabalho que fazemos, principalmente a atenção que devemos dar aos alunos, orientando e cuidando”, declarou.
Para o palestrante Rafael Cardoso, os motoristas precisam buscar constante atualização. “O próprio Código de Trânsito Brasileiro sofre mudanças anuais, e os motoristas precisam tomar conhecimento delas. Precisam, enfim, estar preparados para agir da melhor forma possível, é essa preparação que o treinamento oferece. Isso tudo garante uma locomoção com maior segurança”, esclareceu.
Fizeram a abertura do evento o prefeito municipal, Valmir Queiroz Mariano; a secretária Municipal de Educação, Leila Lobato; a secretária de Administração, Lúcia Figueiredo; e a coordenadora da CTRH, Elvenir Dalferth, além de outras autoridades municipais.
Reportagem: Messania Cardoso