Pesquisar
Close this search box.

Moradores denunciam abandono no entorno do Lago do Residencial Alto Bonito, em Parauapebas

Espaço que deveria servir como área de lazer e convivência enfrenta mato alto, lago poluído e ausência de manutenção há meses

O que deveria ser um local de tranquilidade, esporte e lazer tem se transformado em motivo de insatisfação para os moradores da região do Residencial Alto Bonito, em Parauapebas. Moradores que vivem nas imediações do lago situado entre os bairros Habitar Feliz e Alto Bonito denunciam o estado de abandono em que se encontra o espaço.

A área, que conta com pista de caminhada, bancos e gramado, está tomada pelo mato e sujeira. O lago, que antes era motivo de orgulho para os moradores, agora está coberto por espécies de plantas aquáticas e resíduos, e toda a paisagem sofre com a falta de manutenção.

Segundo relatos da comunidade, os problemas se arrastam desde a gestão anterior, mas mesmo após mais de seis meses da nova administração, nenhuma medida efetiva foi tomada. No início da atual gestão, técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) chegaram a visitar o local e coletaram amostras da água do lago, no entanto, nenhuma ação concreta de revitalização foi realizada desde então.

Prefeitura se manifesta
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Parauapebas, por meio de sua Assessoria de Comunicação, enviou uma nota de esclarecimento sobre a situação. Confira na íntegra:

“A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), informa que está ciente da situação observada no entorno do Lago do Alto Bonito, localizado entre os bairros Habitar Feliz e Alto Bonito.

A gestão municipal reconhece a importância deste espaço público como um relevante ponto de lazer, convivência e promoção da qualidade de vida para a população. No momento, os serviços de manutenção, revitalização e zeladoria encontram-se temporariamente suspensos, em razão da tramitação necessária para a formalização de novos contratos administrativos.

Reiteramos nosso compromisso com a conservação dos espaços públicos e asseguramos que todas as atividades serão retomadas tão logo os procedimentos legais sejam devidamente concluídos”.

Comunidade cobra urgência
Apesar da justificativa apresentada pela gestão municipal, os moradores seguem cobrando ações emergenciais. “É um local muito bonito, mas está esquecido. A gente quer só o básico: roçagem, limpeza e cuidado com o lago”, comentou Maria das Dores, moradora do Residencial Alto Bonito.

O espaço já foi palco de eventos comunitários e caminhadas, e atualmente é evitado por muitas pessoas devido à aparência de abandono, além do receio com insetos e animais que proliferam em áreas com mato alto e água parada.

A população agora aguarda que, com a conclusão dos trâmites legais mencionados pela prefeitura, a revitalização do Lago do Alto Bonito se torne uma prioridade efetiva na agenda da administração municipal.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Leia mais

Deixe seu comentário