Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Moradores do Bairro Novo Horizonte fazem manifestação na Prefeitura de Parauapebas e pedem desapropriação de área

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais uma vez o Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Parauapebas, que fica localizado no Morro dos Ventos está sendo alvo de manifestantes.

Desta vez, são moradores do bairro Novo Horizonte que se aglomeraram na portaria de acesso ao órgão por volta das 06h00min desta segunda-feira (9). Eles chamam a atenção de autoridades com o objetivo de que uma área do bairro Novo Horizonte, que segundo eles, já é habitada há mais de 20 anos, passe pelo processo de desapropriação, tendo em vista que o proprietário da área entrou na Justiça com um processo e as primeiras ordens de desocupação já teriam sido autorizadas pela Justiça, segundo os manifestantes.


Em declarações prestadas à imprensa, José Teixeira da Silva, conhecido como “Irmão Beto”, afirmou que o manifesto é organizado pela Associação de Moradores do Bairro Novo Horizonte. “Queremos o apoio do prefeito nesta ação em nosso bairro. Não somos invasores de áreas, moramos na localidade há mais de 20 anos, inclusive pagamos IPTU. Queremos uma solução amigável, afinal, existem por lá dezenas de famílias que construíram suas respectivas casas no local há vários anos e não tem outro lugar para irem”, destacou.

Uma audiência com a Justiça está agendada para acontecer na próxima quarta-feira, onde na oportunidade cerca de duzentos moradores foram intimados.

Os moradores alegam que os lotes foram pagos ao loteador pela ex-prefeita Bel Mesquita e também pelo ex-prefeito Darci Lermen, porém, os proprietários da área entraram na justiça e solicitam que os populares deixem a área.

Outro lado

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Parauapebas (ASCOM), “Uma comissão de moradores do Bairro Novo Horizonte foi recebida na manhã desta segunda-feira, 09, pela Ouvidoria Municipal e Procuradoria Geral do Município. Eles vieram até o Centro Administrativo da Prefeitura de Parauapebas para solicitar apoio do poder executivo com relação a uma ação de reintegração de posse que incide sobre os imóveis onde residem há anos. O proprietário legal entrou na justiça e uma liminar autoriza o despejo das famílias.

A procuradora geral do município, Quésia Lustosa, explicou aos moradores que, neste momento, a Prefeitura não pode interferir oficialmente, porque não faz parte do processo (a ação é entre particulares: o proprietário da área e os moradores). Mesmo assim, irá buscar estabelecer um diálogo com o poder judiciário, moradores da área, proprietário e poder legislativo a fim de chegar a uma solução satisfatória para o problema.

O proprietário da área já se dispôs ao diálogo. Um novo encontro está marcado para esta terça-feira, 10, às 16h, na Câmara Municipal. Participaram da reunião com a comissão de moradores a ouvidora municipal, Neuracy Braga, a procuradora geral do município, Quésia Lustosa e os vereadores Israel Bastos (Miquinha), Euzébio Rodrigues, José Arenes, Josineto Feitosa, Luzinete Batista, João Assis (João do Feijão) e Francisco Pavão”.

Reportagem e fotos: Bariloche Silva – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também