Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Motoristas do transporte escolar de Parauapebas são treinados esta semana

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais de 130 motoristas do transporte escolar da rede municipal de ensino iniciaram nesta segunda-feira, 3, uma semana intensa de formação. O objetivo do treinamento, que está sendo realizado no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) durante toda essa semana, é garantir mais segurança aos estudantes, melhorar a atuação dos motoristas e a qualidade do serviço prestado à comunidade.

Divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, os condutores estão sendo orientados sobre temas importantes para sua atuação profissional como legislação de trânsito, direção ofensiva, primeiros socorros, meio ambiente e prevenção de incêndio, relação interpessoal e excelência no atendimento.


Ofertado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), juntamente com a Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH), por meio do Departamento Especializado em Segurança e Saúde Ocupacional (Desso), o curso terá uma carga horária de 50 horas e conta também com a parceria do Corpo de Bombeiros e do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT).

Legislação de Trânsito foi o primeiro assunto abordado durante a formação. Ocasião em que, de forma didática e descontraída, o agente do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) Israel Dantas discorreu sobre a temática e sanou dúvidas dos participantes, sempre ressaltando a relevância de respeitar a lei para preservar a vida.

“Um dos nossos objetivos é deixar os motoristas atualizados sobre a legislação vigente, fazer com que eles conheçam mais sobre o assunto e respeitem as normas, para que se tornem motoristas mais conscientes de suas responsabilidades e melhorem sua atuação no trânsito”, informou o agente municipal.

UM GANHO PARA TODOS

Maurício de Sousa Oliveira tem uma vasta experiência como motorista. Já atua na área profissionalmente há dez anos e em 2016 passou a fazer parte da equipe que realiza o transporte dos estudantes da rede municipal de ensino.

“Dirigir exige responsabilidade e cuidado, ainda mais quando envolve o transporte de passageiros. E quando esses passageiros são crianças e adolescentes o cuidado deve ser redobrado, por isso é importante fazer uso de tudo que estamos revendo e aprendendo aqui”, conclui Mauricio, para quem o apoio oferecido pelas monitoras é fundamental.

Anderson Monteiro, engenheiro de segurança no trabalho do Desso/CTRH, alerta: é preciso trabalhar com prevenção. “Buscamos qualificar os condutores para que eles entendam que a função deles é extremamente importante. Se eles dirigirem de forma defensiva, com todos os cuidados, não só em relação ao trânsito, mas também ao veículo que estão conduzindo, com certeza acidentes serão evitados”.

A Semed possui um setor que cuida exclusivamente do transporte dos alunos, zelando para que tudo funcione bem. Quem está à frente desse setor é o coordenador Wanderson José da Silva. “Trabalhamos com uma equipe muito grande composta em sua grande maioria por monitoras e motoristas. Buscamos sempre orientá-los sobre a importância e responsabilidade de suas profissões, e o curso ofertado só vem reafirmar aquilo que já fazemos e possibilitar a aquisição de novos conhecimentos indispensáveis para a boa atuação desses profissionais”, diz Wanderson Silva.

Também marcaram presença na abertura do treinamento o secretário-adjunto de Educação, Antonino Brito, e o coordenador do CTRH, José Roberto Marques Vieira, que na ocasião falaram da relevância das parcerias para a realização da formação. E aconselharam os motoristas a tirarem o máximo de proveito.

A cerimônia de finalização e certificação do curso está prevista para ocorrer na manhã da sexta-feira, 7, no auditório do Ceup.

Reportagem: Messania Cardoso

Publicidade

Veja
Também