Um grupo do denominado “Acampamento Planalto Serra do Ouro” havia novamente interditado a via às 5h00 da madrugada. O grupo é composto por integrantes do MST que ocuparam a Fazenda São Luiz, de propriedade da Vale, e que recentemente foi reintegrada pela Justiça Estadual de Canaã dos Carajás.
De acordo com a nota divulgada pela Vale à imprensa, a ação do grupo é ilegal e também caracteriza crime de desobediência à ordem judicial, que impede a obstrução de vias as atividades do Projeto S11D e o direito ao livre exercício da sua atividade econômica.
A Vale afirma ainda que cumpre com a legislação, com o devido pagamento dos impostos para região e com sua responsabilidade social e que o município de Canaã tem avançado em sua infraestrutura e na melhoria do atendimento à sua população, por meio de investimentos da mineradora.
Finalizando a nota, a Vale afirma: “São mais de 30 obras executadas ou em execução em apenas três anos do projeto. A exemplo, de sete escolas, que ampliam o número de vagas no ensino fundamental e infantil, a reforma do hospital municipal, com a duplicação da capacidade do atendimento e a implantação de um novo centro cirúrgico e ainda a construção de mais de 58 quilômetros de linha transmissão de energia elétrica, benefício que chega agora a mais de 6 mil famílias, entre outras obras”.