Pesquisar
Close this search box.

MST invade Fazenda Boi Gordo entre Parauapebas e Canaã dos Carajás e fazendeiros se mobilizam

Quarenta dias depois de fechar a Rodovia PA-160 em protesto contra a visita de Bolsonaro e a pré-candidatura de Jeová Andrade a prefeito, o Movimento Sem Terra (MST) realizou um novo movimento em Canaã dos Carajás. Mais uma vez, a PA-160 foi o palco dos membros da organização – uma marcha, que reuniu cerca de 700 membros, aconteceu nas primeiras horas da manhã desta segunda (12), causou tumulto e uma fila quilométrica de carros, que precisaram aguardar com paciência a movimentação.

Nossa equipe apurou que o MST está mudando o local do Acampamento Oziel Chaves, deixando uma área provisória que estava sendo ocupada desde abril, e se deslocando para o local definitivo do acampamento, que é na Fazenda Boi Gordo, que fica entre Canaã e Parauapebas. O clima no local é tenso e fazendeiros estão se mobilizando para impedir a invasão.

A marcha preocupa Canaã e assusta produtores rurais do município. Desde o Abril Vermelho, o movimento está mais forte, mais autônomo e destemido. A marcha acaba por acender o alerta para novas ocupações/invasões em Canaã e região.

Sempre organizado, é provável que o MST esteja planejando a marcha há tempos. O novo local do acampamento já foi sondado e escolhido com base em diversos critérios. Querendo ou não, Canaã vive hoje um momento de tensão no campo, que se estende para a zona urbana e para a política. Cenas para os próximos capítulos.

Os vídeos da ação do MST foram encaminhados por um internauta ao Portal Pebinha de Açúcar.

Reportagem: Gazeta Carajás

Qual sua reação para esta matéria?
+1
2
+1
2
+1
2
+1
3
+1
5
+1
24

Leia mais

Deixe seu comentário