Quarenta dias depois de fechar a Rodovia PA-160 em protesto contra a visita de Bolsonaro e a pré-candidatura de Jeová Andrade a prefeito, o Movimento Sem Terra (MST) realizou um novo movimento em Canaã dos Carajás. Mais uma vez, a PA-160 foi o palco dos membros da organização – uma marcha, que reuniu cerca de 700 membros, aconteceu nas primeiras horas da manhã desta segunda (12), causou tumulto e uma fila quilométrica de carros, que precisaram aguardar com paciência a movimentação.
Nossa equipe apurou que o MST está mudando o local do Acampamento Oziel Chaves, deixando uma área provisória que estava sendo ocupada desde abril, e se deslocando para o local definitivo do acampamento, que é na Fazenda Boi Gordo, que fica entre Canaã e Parauapebas. O clima no local é tenso e fazendeiros estão se mobilizando para impedir a invasão.
A marcha preocupa Canaã e assusta produtores rurais do município. Desde o Abril Vermelho, o movimento está mais forte, mais autônomo e destemido. A marcha acaba por acender o alerta para novas ocupações/invasões em Canaã e região.
Sempre organizado, é provável que o MST esteja planejando a marcha há tempos. O novo local do acampamento já foi sondado e escolhido com base em diversos critérios. Querendo ou não, Canaã vive hoje um momento de tensão no campo, que se estende para a zona urbana e para a política. Cenas para os próximos capítulos.
Os vídeos da ação do MST foram encaminhados por um internauta ao Portal Pebinha de Açúcar.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Portal Pebinha de Açúcar (@pebinhadeacucar)
Reportagem: Gazeta Carajás