Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Mudança de hábitos pode prevenir o desenvolvimento da osteoporose

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Estima-se que o aumento do envelhecimento populacional na América Latina resultará em um crescimento de 400% do número de fraturas no quadril em homens e mulheres acima dos 50 anos, tendo como base o período de 1950 ao ano 2050.

O processo natural de envelhecimento do corpo humano desperta a necessidade de aumentar os cuidados com a saúde. Investir na prevenção de doenças comuns em idades mais avançadas, como a osteoporose, é a uma das formas mais eficazes de manter a qualidade de vida. De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, essa doença atinge um em cada cinco homens e uma a cada três mulheres.


A osteoporose consiste em uma doença metabólica que acomete todos os ossos e ocorre quando o organismo deixa de formar material ósseo novo suficiente, ou quando o material ósseo passa a ser reabsorvido pelo corpo, tornando os ossos mais finos e fracos, aumento o risco de fraturas.

O melhor caminho para evitar o comprometimento da saúde devido à osteoporose é aderir a novos hábitos, com o acompanhamento médico, que pode receitar complementos alimentares, como o Ensure, que contribui com a fortificação de ossos e músculos. O especialista pode também recomendar o consumo de vitaminas específicas para aumentar a resistência óssea. O recomendado pela OMS é que exista um consumo de 1g de cálcio diariamente e, para obter essa quantidade, consumir alimentos lácteos, como leite e derivados, é essencial.

Praticar exercícios físicos regularmente, mesmo que através de um processo de fisioterapia também contribui para o fortalecimento da estrutura óssea, além de que a exposição ao sol, por cerca de 15 minutos ao dia, contribui com a produção de Vitamina D, substância que facilita a absorção de cálcio pelo organismo e, consequentemente, auxiliar na prevenção da osteoporose.

Publicidade

Veja
Também