Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Mudança de nome do Projeto Pipa para Maria Estrela causa divergência na Câmara Municipal

A Unidade de Serviço Socioassistencial Pipa, popularmente conhecida como Projeto Pipa, deve receber o nome de Unidade de Serviço Socioassistencial Maria Estrela. É o que prevê o Projeto de Lei nº 173/2023, de autoria do vereador Zé do Bode (MDB), que foi aprovado na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na última terça-feira (17).

Na justificativa da proposição, Zé do Bode informa que a mudança tem como objetivo homenagear Maria Estrela, fundadora do Instituto Beneficente Amigos que Brilham, que teve uma história de dedicação e trabalho voluntário em Parauapebas. A homenageada faleceu em julho deste ano.

Maria José Silva, carinhosamente conhecida como Estrela, nasceu em Santa Inês, no Maranhão. Nos anos 2000 mudou-se para Parauapebas. Atuou como sargento militar e também foi servidora pública durante 15 anos na Secretaria Municipal de Saúde. Em 2016, ela criou o Instituto Beneficente Amigos que Brilham.

“Estrela Nunca mediu esforços para ajudar os mais necessitados. O Instituto Amigos que Brilham hoje possui utilidade pública municipal e estadual. A instituição desde sua criação ajudou mais de 23 mil famílias direta ou indiretamente, atuando em mais de 17 municípios no estado do Pará, destinando para a população que necessita cestas básicas, doação de perucas, assistência médica, muletas, cadeiras de roda e o principal muito amor”, relatou Zé do Bode.

Divergências

O Projeto de Lei nº 173/2023 recebeu seis votos a favor, cinco contrários e teve uma abstenção. Os parlamentares que votaram contra reconhecem a importância da homenagem para Estrela, mas não concordam com a mudança do nome do Projeto Pipa.

“Acho que não é adequado devido a toda trajetória que o Projeto Pipa já tem em Parauapebas. A Estrela merece todas as homenagens do mundo, ajudou muitas pessoas, merece ser lembrada eternamente. Mas, o Projeto Pipa todos já conhecem com este nome, não acho que seja o melhor caminho”, opinou o vereador Léo Márcio (Pros).

A então vereadora Raianny Rodrigues (Pros) reconheceu como justa a homenagem, entretanto, sugeriu que o nome de Estrela fosse dado a outro espaço. “Sou contra mudar o nome do Projeto Pipa, sou filha desse projeto, tenho uma história com aquele local, e acho que assim como ocorreu com a proposta de mudança da Rua 14, pode haver rejeição por parte da população. Então, eu voto contra, mas voto a favor para que a gente coloque o nome da Estrela em outro local”.

Encaminhamento

O Projeto de Lei nº 173/2023 foi enviado para sanção ou veto do prefeito Darci Lermen. Caso seja sancionado, o Projeto Pipa será denominado como Unidade de Serviço Socioassistencial Maria Estrela. Caso o prefeito vete, retorna à Câmara para que os parlamentares decidam pela manutenção ou rejeição da matéria.

Reportagem: Nayara Cristina

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário