Vinte mulheres da Vila Feitosa, em Canaã dos Carajás, conquistaram uma nova profissão. Elas concluíram curso de corte e costura realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A iniciativa partiu da Associação de Moradores de Vila Feitosa em comitê de diálogo mantido pela Vale, com as comunidades locais. O projeto é ainda um dos cinco convênios impulsionados em parceria com a Agência de Desenvolvimento de Canaã.
O curso teve três meses de duração e envolveu modelagem, corte e costura. Além disso, a Vila recebeu um ateilê de costura com 13 máquinas. Os outros quatro convênios entre Vale e a Agência Canaã, envolvem o estimulo à agricultura familiar, horta comunitária e a prevenção e enfrentamento da violência sexual.
Para a formanda, Creuzilene Mendes Correa, o curso representou a descoberta de um novo talento e nova opção de geração de renda.“Eu não acreditava que este curso iria acontecer. Eu não sabia costurar, e agora já fiz muitas roupas para a minha família. Acredito que terei no futuro uma renda extra e estou ansiosa para as próximas etapas”.