Foi aprovado na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta quinta-feira (23), o Requerimento nº 2/2023 de autoria da vereadora Eliene Soares, que solicita a Mesa Diretora a realização de sessão solene em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher”, comemorado no dia 8 de março.
Na proposição, a vereadora ressalta que a referida data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970 e se tornou uma data comemorativa em razão das lutas históricas das mulheres contra a violência, o machismo, a desigualdade salarial e em favor da valorização da mulher no meio político, social e organizacional.
“Destaco a importância da sessão solene, não como uma mera homenagem, mas também como forma de agradecer e valorizar a contribuição da mulher na conquista de uma sociedade mais igualitária e humana”, defendeu Eliene.
Aprovado por unanimidade, o Requerimento nº 2/2023 será atendido pela Mesa Diretora da CMP com a realização de sessão solene em homenagem às mulheres no dia 8 de março, quarta-feira, às 9 horas, no plenário central João Prudêncio de Brito.
Empreendedorismo da mulher
Na mesma sessão, Eliene Soares apresentou ainda a Indicação nº 11/2023, na qual propõe ao governo municipal que promova iniciativas que fortaleçam o empreendedorismo da mulher do campo.
A vereadora enfatiza no pedido que a mulher empreendedora do campo tem contribuído positivamente com o crescimento econômico, haja vista que o setor rural é a principal atividade de 57,3% dos municípios brasileiros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para Eliene, nesse setor o protagonismo da mulher é evidente, pois inúmeras delas, apesar das dificuldades enfrentadas, decidiram ter o próprio negócio. Segundo a vereadora, na zona rural de Parauapebas os empreendimentos femininos vão desde a agricultura familiar ao agronegócio.
“É necessário que essas mulheres sejam cada vez mais incentivadas através de políticas públicas que visem capacitá-las, o que será fundamental para melhor gerenciamento dos seus negócios. Políticas públicas que também tragam a consciência social do papel da mulher do campo enquanto pessoa capaz de empreender, e que a capacidade não está relacionada a gênero e tão pouco ao local em que se vive”, destacou.
A Indicação nº 11/2023 foi aprovada e encaminhada para análise do prefeito Darci Lermen.