Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Mulheres terão sessão solene no mês de março na Câmara de Parauapebas

Vereadora Eliene Soares (MDB)

Foi aprovado na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta quinta-feira (23), o Requerimento nº 2/2023 de autoria da vereadora Eliene Soares, que solicita a Mesa Diretora a realização de sessão solene em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher”, comemorado no dia 8 de março.

Na proposição, a vereadora ressalta que a referida data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970 e se tornou uma data comemorativa em razão das lutas históricas das mulheres contra a violência, o machismo, a desigualdade salarial e em favor da valorização da mulher no meio político, social e organizacional.

“Destaco a importância da sessão solene, não como uma mera homenagem, mas também como forma de agradecer e valorizar a contribuição da mulher na conquista de uma sociedade mais igualitária e humana”, defendeu Eliene.

Aprovado por unanimidade, o Requerimento nº 2/2023 será atendido pela Mesa Diretora da CMP com a realização de sessão solene em homenagem às mulheres no dia 8 de março, quarta-feira, às 9 horas, no plenário central João Prudêncio de Brito.

Empreendedorismo da mulher

Na mesma sessão, Eliene Soares apresentou ainda a Indicação nº 11/2023, na qual propõe ao governo municipal que promova iniciativas que fortaleçam o empreendedorismo da mulher do campo.

A vereadora enfatiza no pedido que a mulher empreendedora do campo tem contribuído positivamente com o crescimento econômico, haja vista que o setor rural é a principal atividade de 57,3% dos municípios brasileiros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para Eliene, nesse setor o protagonismo da mulher é evidente, pois inúmeras delas, apesar das dificuldades enfrentadas, decidiram ter o próprio negócio. Segundo a vereadora, na zona rural de Parauapebas os empreendimentos femininos vão desde a agricultura familiar ao agronegócio.

“É necessário que essas mulheres sejam cada vez mais incentivadas através de políticas públicas que visem capacitá-las, o que será fundamental para melhor gerenciamento dos seus negócios. Políticas públicas que também tragam a consciência social do papel da mulher do campo enquanto pessoa capaz de empreender, e que a capacidade não está relacionada a gênero e tão pouco ao local em que se vive”, destacou.

A Indicação nº 11/2023 foi aprovada e encaminhada para análise do prefeito Darci Lermen.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário