Multinacional XCMG vai se instalar em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Gestores da XCMG/Extra Máquinas estiveram em Parauapebas para fechar os detalhes sobre a instalação da empresa no município. A visita ocorreu na quinta-feira, 24, começou com uma apresentação do grupo de carimbó Raízes Parauapebas na recepção da prefeitura e seguiu com reuniões com representantes do município e do Governo do Estado.

Esta ação é resultado de uma série de viagens que o prefeito de Parauapebas e seus secretários veem realizando, no Brasil e no exterior, em busca empreendedores capazes de contribuir com o desenvolvimento sustentável nas áreas de mineração e turismo, principalmente.


Darci Lermen destacou que Parauapebas é um município diferenciado e tem condições e capacidade técnica para buscar investimentos em qualquer lugar do mundo. “Estamos planejando a chegada deles há alguns meses, já fizemos uma reunião em São Paulo, e recentemente, fomos conhecer de perto o trabalho e a estrutura da XCMG em Dubai. É uma empresa que vai investir vários milhões de dólares aqui e gerar centenas de empregos. Tudo isso é o resultado do nosso trabalho para gerar prosperidade para nossa gente”, comemora Darci.

O município está vivendo um momento importante com a destinação de recursos para a construção de equipamentos públicos em diferentes setores e na capacitação de mulheres através dos programas Cidade e Igualdade  e Florindo Mundo do Plano Municipal de Investimentos (PMI), e com o avanço nas obras do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) que estão contribuindo para a estruturação e o desenvolvimento sustentável.

“Nós estamos conseguindo nos afirmar junto a grandes players tanto na área equipamento, quanto nos de manufaturas. Para nós, é muito importante receber aqui em nossa cidade o presidente do banco da XCMG e o representante responsável por toda a parte da indústria da empresa”, afirma o prefeito.

Cumprindo todo o processo de instalação da XCMG em Parauapebas e para atender futuros empreendimentos, será enviado, até a próxima semana para a Câmara de Vereadores, o Projeto do Lei para a criação do Distrito da Prosperidade, cujo objetivo é atrair mais investimentos que vão contribuir para o fortalecimento do setor minerário e para a consolidação da nova matriz econômica.

O representante do Governo do Pará, o secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Carlos Ledo, participou da visita e falou sobre a importância da vinda da XCMG/Extra Máquinas para o estado. “A chegada de uma empresa deste porte é muito importante não só para Parauapebas, mas como pra todo o estado do Pará, tendo em vista o número de empregos, a geração de renda que vai gerar pra para o estado e para Parauapebas. Nós estamos aqui pra nos colocar à disposição da empresa, para conversarmos sobre todos os assuntos que envolvam a nossa pasta, como incentivos fiscais e demais assuntos que envolvam nossa área”, afirma Ledo.

veja também