Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Município de Canaã dos Carajás estabelece contrato com Cooperativa de Catadores para coleta seletiva

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Cooperativa de Catadores de Material Reciclado (Coolettar) e a prefeitura municipal de Canaã dos Carajás assinaram nesta sexta feira, 7/2, contrato para coleta seletiva diária de resíduos sólidos no município. Implantada em 2014, a cooperativa, que reúne ex-trabalhadores do extinto lixão da cidade tem crescido sua atuação, profissionalização das atividades e forma de gestão.  A consolidação do contrato contou também com o apoio de parceiros, entre eles, a Vale e a Fundação Vale, que tem assegurado consultoria técnica ao longo dos últimos anos para o fortalecimento do negócio social.

A presidente da Coolettar, Valeria Pereira da Silva vê a assinatura do contrato como algo que pode ser ainda maior. “Eu vejo que a gente pode fazer uma transformação não só na cidade, mas no Estado, isso pode abrir possibilidades e prática em outras cidades e pode ser um grande exemplo para todo o Pará, que as pessoas abracem a ideia e os catadores que matam um leão por um dia poderão ter mais qualidade de vida”, diz Valeria emocionada e entusiasmada. Hoje, a Cooletar já retira do meio ambiente e dá destinação correta para cerca de 50 toneladas de resíduos por mês em Canaã.


Para o prefeito Jeová Andrade, o município avança muito com o fortalecimento da cooperativa. “Esse contrato é a formalização do apoio a essa classe tão trabalhadora. Toneladas de lixo são reaproveitadas todos os dias, o que é muito importante para toda a sociedade. O trabalho é grandioso. Esperamos que todos tenham muito sucesso.”

Além do benefício ambiental com a formalização da coleta seletiva no município, o contrato promoverá a geração de  trabalho e renda aos cooperados. Ao longo do ano de vigência do contrato, a Cooperativa receberá pela prestação dos serviços, um aporte financeiro mensal de R$ 35 mil.

Por meio do apoio da Vale, a Cooletar foi um dos empreendimentos sociais beneficiados pelo programa AGIR S11D, iniciativa da Fundação Vale que visa o apoio na gestão, produção, comercialização e governança de empreendimentos sociais. A Cooperativa contou com assessoria técnica para o desenvolvimento e elaboração do plano de negócios, recursos para aquisição de equipamentos e a doação de veículo de transporte de carga, além da consultoria especializada para a formação do contrato assinado hoje com a prefeitura. A cooperativa cresceu, passou de dez para quatorze empreendedores, e a renda mensal dos cooperados aumentou em cerca de 540%, para atuais R$ 950,00 por empreendedor.

“Temos acompanhado o engajamento e evolução dos empreendedores da Coolettar e de seus cooperados ao longo destes últimos anos. Esse contrato é um passo de extrema importância para a alavancagem do negócio, bem como para efeitos multiplicadores, que promovam o desenvolvimento de Canaã como cidade sustentável”, destacou o gerente de negócios sociais da Fundação Vale, Marcus Finco.

O resultado é fruto também das parcerias com demais órgãos, moradores e empresas que hoje fazem a segregação do lixo para coleta dos resíduos pela Coolettar. Mas a consolidação do município como referência em coleta seletiva irá depender também da adesão da população. Atualmente, a Cooletar já faz ronda periódica em bairros da cidade. Abaixo confira dicas para realizar a coleta seletiva.

Veja quais materiais você pode segregar para fazer a destinação correta:

– Papel, papelão, livros paradidáticos com ou sem espiral, revistas, jornal, entre outros;
– Sacolas plásticas, garrafas PET, embalagens de detergente, amaciante, desinfetante, água sanitária, shampoo, condicionador ou álcool em gel (não precisa lavar);
– Mangueiras, balde, bacias, galões de água mineral;
– Pacotes de salgadinhos, saquinhos de açúcar, feijão, arroz, entre outros;
– Isopor que protege móveis ou eletrodomésticos ou isopor de embalagem sem adesivos; e
– Embalagens longa vida de leite e suco, vidros, latas e latinhas

Publicidade

Veja
Também