Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

No dia internacional da pessoa com deficiência, conselho municipal realiza encontro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

No último sábado (3), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPDP) realizou um encontro no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), em alusão à data, 03 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

O encontro faz parte da 8˚ Semana da Pessoa com deficiência, que iniciou na última quinta-feira (01), cujo tema é: “O futuro se faz com a conscientização das diferenças”. É desta forma que também pensa Jordecí Santa Brígida, portador de deficiência visual, ele é conselheiro da Associação Paraense de Pessoas com Deficiência (APPD). “Nós somos diferentes em termos deficiência, em termo de gênero, de cor, de raça, mas nós somos iguais”, afirmou.


Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 6,2% da população tem alguma deficiência, mais da metade é portadora de deficiência visual. Assim como o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Parauapebas, Edvaldo Lima, que explica que o objetivo do encontro que ocorreu no Ceup neste sábado foi apresentar à população que as pessoas com deficiência estão buscando o seu espaço na sociedade, no mercado de trabalho, assim como em qualquer outro segmento.

Para Edvaldo, as pessoas precisam fazer sua parte: “Se a população colaborar, eu tenho certeza de que o acesso a pessoa com deficiência vai se tornar bem melhor”, disse.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído no ano de 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Durante o encontro, foram realizadas palestras, depoimentos e discussões sobre o tema da acessibilidade e do respeito aos direitos dos portadores de deficiência para o município de Parauapebas.

Reportagem: Jéssica Diniz / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também