No dia internacional da pessoa com deficiência, conselho municipal realiza encontro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

No último sábado (3), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPDP) realizou um encontro no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), em alusão à data, 03 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

O encontro faz parte da 8˚ Semana da Pessoa com deficiência, que iniciou na última quinta-feira (01), cujo tema é: “O futuro se faz com a conscientização das diferenças”. É desta forma que também pensa Jordecí Santa Brígida, portador de deficiência visual, ele é conselheiro da Associação Paraense de Pessoas com Deficiência (APPD). “Nós somos diferentes em termos deficiência, em termo de gênero, de cor, de raça, mas nós somos iguais”, afirmou.


Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 6,2% da população tem alguma deficiência, mais da metade é portadora de deficiência visual. Assim como o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Parauapebas, Edvaldo Lima, que explica que o objetivo do encontro que ocorreu no Ceup neste sábado foi apresentar à população que as pessoas com deficiência estão buscando o seu espaço na sociedade, no mercado de trabalho, assim como em qualquer outro segmento.

Para Edvaldo, as pessoas precisam fazer sua parte: “Se a população colaborar, eu tenho certeza de que o acesso a pessoa com deficiência vai se tornar bem melhor”, disse.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído no ano de 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Durante o encontro, foram realizadas palestras, depoimentos e discussões sobre o tema da acessibilidade e do respeito aos direitos dos portadores de deficiência para o município de Parauapebas.

Reportagem: Jéssica Diniz / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

veja também