Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

No domingo, mais de 56 mil inscritos farão o Encceja no Pará

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) registra neste ano mais de 56 mil inscritos no Pará. Aproximadamente 10 mil estudantes visam concluir o ensino fundamental e cerca de 46 mil farão a prova que certifica o ensino médio. Neste ano houve recorde de inscritos no Estado. A última edição do Encceja, realizada em 2014, teve 2.630 inscritos.

O exame será realizado em todos os estados do Brasil no próximo domingo (19). No Pará, a avaliação será aplicada em quase 100 escolas de 31 municípios, com o objetivo de certificar pessoas que não concluíram os estudos na idade certa. O exame é um conjunto de quatro provas realizadas em um único dia. Para ser aprovado, o candidato precisa obter 100 pontos por área de conhecimento, no mínimo (a escala vai de 60 a 180 pontos). Cada prova tem 30 questões, e é necessário acertar 10 questões, no mínimo. Na redação, a nota é de 0 a 10, e a média necessária para aprovação é 5. A aplicação das provas para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) será nos dias 21 e 22 de dezembro, nas casas penais do Estado.


Segundo Simone do Socorro Brochado Palheta, interlocutora do Encceja no Pará, o diferencial desta avaliação em relação ao Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), que certificava o mesmo público até 2016, é que no Encceja as questões são mais acessíveis, pois a abordagem versa sobre o cotidiano e a vivência do candidato. “O interesse da avaliação é certificar aqueles que não concluíram seus estudos em tempo hábil, mas que detêm aprendizado e conhecimento adquirido ao longo da vida”, disse Simone Palheta.

A interlocutora alerta para dois pontos importantes aos participantes do Encceja. O primeiro é para aqueles que ainda não pegaram o cartão de confirmação da inscrição com o local de prova. Eles podem acessar as informações no site do Inep – http://portal.inep.gov.br/encceja. Outro ponto é sobre o horário de fechamento dos portões, pois as atividades do Encceja serão realizadas no horário de Brasília (DF), prevalecendo o Horário Brasileiro de Verão (HBV).

Serviço: As provas serão realizadas pela manhã e à tarde, obedecendo ao horário de Brasília. Os portões serão abertos às 8 h e fechados às 8h45 (HBV) – às 7h45 no horário local. À tarde, os portões abrirão às 14h30 e fechados às 15h45 – às 14h45 no horário vigente no Pará.

Reportagem: Kátia Aguiar

Publicidade

Veja
Também