Em Parauapebas, Pedro Saraiva, de 50 anos, é um exemplo da transformação que o esporte pode promover na vida das pessoas. Cadeirante, Pedro é atleta do vôlei sentado, modalidade que surgiu em 1980 na Holanda, na Paralimpíadas de Arnhem, e que se trata de uma combinação adaptada do vôlei convencional com o chamado “sitzball”, esporte que teve, por sua vez, origem na Alemanha, onde os praticantes podem executar as ações sentados em quadra e que é voltado para pessoas com deficiência.
Praticante do vôlei sentado, Pedro Saraiva, faz parte do Projeto Incluir; começou como aluno da modalidade e hoje é estagiário na iniciativa. Em breve, irá se formar em Educação Física e pretende, já como profissional, dar continuidade a projetos como esse. O projeto é executado pela ONG Instituto Incluir com o patrocínio da Vale, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
“Eu decidi participar do projeto, porque sempre gostei de praticar esportes no meu dia a dia. Como sou uma pessoa com deficiência, ser atleta do vôlei sentado me deu mais agilidade e hoje vejo que minha saúde é outra. Saí do sedentarismo e vivo muito melhor. Esse é um projeto muito importante para todo mundo, mas, principalmente, para as pessoas com deficiência”, conta Pedro.
O projeto implementa não apenas o vôlei sentado. “Temos a bocha paralímpica, a natação… atividades que muito agregam às pessoas com deficiência, para que tenham mais mobilidade, mais visibilidade, mais integração. Eu, hoje, estou me formando em Educação Física e pretendo continuar com esses projetos sociais que são bonitos e que realmente trazem novas oportunidades para as pessoas com deficiência”, comenta o participante.
Projetos como o que Pedro integra fomentam o ensino e a aprendizagem de diferentes modalidades esportivas e têm se destacado como ferramentas de transformação social. Essas iniciativas não apenas promovem a inclusão, como oferecem alternativas saudáveis e construtivas para crianças, jovens e adultos.
“Nosso objetivo é democratizar o acesso ao esporte e transformar a vida das pessoas, em especial nas regiões onde atuamos e no sudeste do Pará, com esta potente ferramenta de inclusão social”, comenta Pamella De-Cnop, diretora da Fundação Vale.
Atualmente, 53 iniciativas esportivas são patrocinadas pela Vale no Pará, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, em Belém e nos municípios onde a empresa atua. Somadas, elas beneficiam mais de 12 mil paraenses, em especial jovens e crianças que participam de aulas gratuitas de futebol, atletismo, vôlei, tênis e outras modalidades.
Inscrições abertas para novos projetos
A Vale está em busca de novos projetos esportivos no Pará para patrocinar em 2025, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A empresa prioriza ações voltadas para inclusão social em Belém e nos municípios onde atua.
Para solicitar patrocínio, os projetos devem estar inscritos na plataforma do Ministério do Esporte e ser enviados pelo site: http://patrocinio.
No último ano, a Vale foi a empresa que mais direcionou recursos pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte, sendo reconhecida com a comenda Incentivadores do Esporte, pela comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, em Brasília. Ao todo, são mais de 400 iniciativas que alcançam aproximadamente 100 mil pessoas.