Nova pesquisa de intenção de votos sai na próxima semana em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Partidos políticos e munícipes de Parauapebas vivem o momento pré-eleitoral das eleições municipais que iniciam na próxima terça-feira (16), onde na oportunidade, mais de 100 mil eleitores irão às urnas em outubro para escolher seus respectivos candidatos a prefeito e a vereador.

Na última quarta-feira (10), mais uma pesquisa eleitoral foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número PA-02802/2016, que tem como objetivo saber a opinião de eleitores sobre intenção de votos na corrida eleitoral para os cargos de prefeito e vereador em Parauapebas.


A empresa contratada para a realização da pesquisa que terá 900 entrevistados foi a GS NEGOCIOS IMOBILIARIOS LTDA – ME / GS NEGOCIOS IMOBILIARIOS, que realizará o trabalho de pesquisas no período de 12 a 13 de agosto, sendo o estatístico responsável Galttieri Ferreira Tavares.

De acordo com a empresa responsável pela pesquisa, os resultados serão divulgados na próxima terça-feira (16) e o Portal Pebinha de Açúcar publicará todos os detalhes com exclusividade.

Metodologia de pesquisa:

A metodologia empregada na pesquisa que será realizada em Parauapebas durante os dias 12 e 13 de agosto de 2016 utilizará uma amostragem aleatória estratificada com substratos, zonas administrativas (norte, sul, leste, oeste), seguindo por cotas proporcionais de sexo, faixa etária e renda do município.

Para efeito de comparação, a empresa de pesquisa utilizou dados oficiais do censo 2010, disponível no sítio do IBGE (SIDRA, tabela 1552). A Pesquisa será realizada no período de 12 a 13 de agosto de 2016 nos setores censitário, conforme definido em mapa atualizado pelo instituto brasileiro de geografia e estatística – IBGE, percorrendo um total de 900 entrevistas.

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:

Dentro do município, em cada administrativa, proporcionalmente ao número de setores censitários existentes, as entrevistas serão distribuídas proporcionalmente pelas cotas de sexo e faixa etária de acordo com as estatísticas do TSE (julho/2012). O intervalo de confiança (nível de significância) é de 95% com margem de erro de 2,8% para mais ou para menos, nas estatísticas apresentadas para o total da amostra levantada. Levando em consideração variação máxima, ou seja, P = 0,5.

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:

A equipe aplicadora dos questionários estruturados foi formada por 4 entrevistadores e 1 supervisor. Todos os questionários foram supervisionados no trabalho de campo pelo supervisor (diretamente ou acompanhamento) e 20% foi checado posteriormente (diretamente no local), haverá supervisão interna de todos os questionários aplicados (900) e crítica dos dados digitados feita pelo computador. O software utilizado foi o de domínio público “R”, vs 2.10.1 para compilar e analisar os dados.

Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §6º. do art. 2º. da Resolução-TSE nº. 23.453/2015, Até o sétimo dia seguinte ao registro da pesquisa, será ele complementado com os dados relativos aos bairros abrangidos; na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada):

Centro, Bairro da Paz, União, Cidade Nova, Novo Horizonte, Betânia, Altamira, Popular I e II, Tropical, Novo Brasil, Cidade Jardim, Rio Verde, Povoados de Palmares I e II, Paulo Fonteles, Garimpo das Pedras e Cedere I.

Publicidade

veja também