Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Nova pesquisa registrada é divulgada em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A corrida da disputa pela administração da Prefeitura de Parauapebas, uma das mais importantes do Pará e Brasil, continua a todo vapor. Nesta sexta-feira (29), mais uma pesquisa registrada que perguntou a opinião de 400 populares sobre as intenções de votos para prefeito nas eleições 2016 foi divulgada.

Na pesquisa de responsabilidade da Sigma Consultoria e Pesquisas, empresa com sede em Brasília, sob o registro de número PA-07266/2016, o pré-candidato a prefeito de Parauapebas Darci José Lermen (PMDB) continua na ponta da corrida pré-eleitoral rumo a cadeira mais importante do “Morro dos Ventos”.


De acordo com os dados divulgados pela empresa pesquisadora, se as eleições fossem nesta sexta-feira (29), na modalidade estimulada, que é quando o pesquisado recebe uma lista de nomes para escolher, Darci José Lermen (PMDB) apareceria com 25,8% dos votos, enquanto o atual prefeito e pré-candidato a reeleição Valmir da Integral (PSD) ficaria com 21,2% e o pecuarista Marcelo Catalão com 12,7%.

Em outro cenário, o espontâneo, que é quando o pesquisado diz o nome do pré-candidato que pretende votar, Darci Lermen apareceu na pesquisa da Sigma com 17,6%, Valmir da Integral tem 11,4% e Marcelo Catalão em terceiro, aparece com 4,9%.

A pesquisa da Sigma foi realizada em Parauapebas entre os dias 25 e 27 de julho de 2016 e a margem de erro é de +/- 4.90 pontos percentuais.

d6d4ce6e-1e8c-4857-8b18-f592c429f93c

Metodologia de pesquisa da Sigma

Pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionários estruturados e padronizados junto a uma amostra representativa do eleitorado do município de Parauapebas.

De acordo com a Sigma, a pesquisa foi realizada nos seguintes bairros: Altamira, Bairro da Paz, Bela Vista, Beira Rio I e II, Betânia, Caetanópolis, Casas Populares I e II, Cidade Nova, Cidade Jardim, Guanabara, Jardim América, Jardim Canadá, Liberdade I e II, Montes Claros, Maranhão, Nova Carajás, Nova Vida, Novo Brasil, Novo Horizonte, Primavera, Panorama, Parque das Nações I e II, Paraíso, São José, São Lucas, São Luiz, Rio Verde, União, Vale dos Carajás, Vila Rica e e Planalto Verde.

Outra pesquisa e números diferentes

Na pesquisa registrada sob o número PA-07657/2016, se as eleições fossem essa semana, o pré-candidato a prefeito e ex-gestor de Parauapebas Darci Lermen (PMDB) seria eleito com 36,75% dos votos. Em segundo lugar aparece o atual gestor Valmir Mariano (PSD), com 19,48% e, em terceiro, o empresário e pecuarista Marcelo Catalão (DEM), com 12,99%. Os dados de intenções de votos fazem parte da pesquisa feita pelo Instituto Gauss sob encomenda da Carajás Rede de Comunicação (Grupo Correio de Comunicação) e divulgados ontem (28) pelo Jornal CORREIO.

Pesquisa 2016 Parauapebas Direcionada 02

A pesquisa foi realizada com 770 entrevistados, no período de 22 e 23 de julho deste ano e leva em conta outros nove pré-candidatos à Prefeitura de Parauapebas.
Francisco Alves de Souza (PPS), o popular Chico das Cortinas, aparece em 4º lugar com 5,71%, seguido pelo empresário João Trindade (PDT), o João do Verdurão, com 2,60%, e pelo médico oftalmologista Dr. Hipólito Constâncio Reis (PRTB), com 2,34% dos votos.
No 7º lugar da pesquisa está o comerciante de materiais de construção Gauchinho da Macro (PSDB), com 1,82%, seguido pelo ex-vereador Adelson Fernandes (PP), com 1,69% e pelo Dr. Francisco Cordeiro (PSDC), com 0,78% dos votos. Francisco Xavier Falcão (PMN) aparece em 10º lugar com 0,65%, seguido pelo ex-deputado estadual Cláudio Almeida (PR), com 0,39%, e o ex-líder estudantil e empresário Flávio Veras (PRP) fecha a lista de pré-candidatos com 0,26% das intenções de votos.

Pesquisa 2016 Parauapebas Direcionada 01

Segundo cenário

A mesma pesquisa foi realizada considerando outro cenário, em que apenas os três candidatos mais lembrados foram colocados para o universo pesquisado. Neste caso, Darci ampliaria a sua intenção de voto para 41,43%, se distanciando ainda mais do segundo colocado, Valmir, que teria 20,78%. Já o candidato do DEM, Marcelo Catalão, iria a 18,05% das intenções.
O número de indecisos continuaria praticamente o mesmo, com 10,38%, enquanto os eleitores que não votariam em nenhum dos candidatos subiria para 8,44%. O número de pessoas que votaria branco ou nulo também subiria, chegando a 0,91%.

Publicidade

Veja
Também