Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Nova sede da Agência Canaã impulsiona o empreendedorismo na cidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Organização sem fins lucrativos, as atividades da Agência Canaã estão focadas no apoio ao empreendedorismo local e atualmente acompanha 11 associações, 800 famílias de agricultores e cerca de 200 empreendedores sociais da região. Ela é parceira do programa social de geração e incremento de Renda da Fundação Vale, AGIR, que disponibiliza a estrutura física da incubadora de negócios sociais anexa à sua sede para até quatro empresas participantes do Programa.

A inauguração do novo prédio potencializará o ambiente já criado para o desenvolvimento de negócios e o fortalecimento do empreendedorismo no município. O trabalho é desenvolvido com parceria do poder público, iniciativa privada, sociedade civil e terceiro setor. Em quatro anos, a Agência Canaã já registrou mais de 500 microempreendedores individuais e os ajudou com apoio técnico para a elaboração de projetos e captação de recursos.


Entre 2013 e 2014, a Vale e a Fundação Vale investiram em vários projetos sociais para a melhoria da qualidade de vida da população de Canaã dos Carajás. Entre eles, apoio à melhoria da mobilidade urbana, gestão dos serviços de saneamento, fortalecimento da atenção básica e estratégia da saúde da família, ações de melhoria da qualidade da educação básica, apoio à cadeia produtiva do mel, fortalecimento da agricultura familiar, socioativismo e do cooperativismo.

Sobre o Programa AGIR

O AGIR é um programa que apoia o empreendedorismo local, com foco na prospecção e fomento de negócios sociais, por meio de capacitações, assessorias, mentorias, investimento e acompanhamento dos negócios sociais (incubação ou aceleração) da Fundação Vale.

O programa é realizado em três etapas, sendo a primeira a prospecção e seleção de grupos (associações e cooperativas) e indivíduos que irão participar da capacitação. Em seguida, vem a fase de capacitação, incubação e aceleração, dependendo do perfil do negócio mapeado durante a capacitação. A terceira etapa é a consolidação dos negócios sociais, a formação de redes e arranjos produtivos e o fortalecimento do ecossistema do empreendedorismo local.

Sobre a Incubadora Social

A Incubadora Social que está sendo instalada na Agência de Desenvolvimento Local de Canaã irá apoiar a formação e consolidação de negócios sociais que apresentem serviços ou produtos inovadores, nos seus aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos e de recursos humanos, de modo a assegurar o seu fortalecimento e a melhoria de desempenho.

A Incubadora identificará empreendedores e incentivará o surgimento de negócios sociais. Estes poderão usar os serviços, infraestrutura e espaço da nova sede. O objetivo é facilitar o acesso dos negócios às inovações tecnológicas gerenciais, estimulando o associativismo e proporcionar novas oportunidades de trabalho e geração de renda para o município.

Publicidade

Veja
Também