Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Nova tarifa de energia elétrica no Pará já entrou em vigor

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

As novas tarifas de energia elétrica praticadas no Pará foram definidas nesta terça-feira (6) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os valores, discutidos em reunião pública, entraram em vigor a partir desta quarta-feira (7) para as mais de 1,9 milhão de unidades consumidoras localizadas nos 144 municípios do estado.

O reajuste médio para o consumidor paraense foi de 9,18%, sendo que os clientes do grupo B (ligados em baixa tensão) perceberão efeito médio de 11,52% e no grupo A (atendidos em alta tensão) o efeito médio do reajuste foi de 4,36%.


Para chegar a esses índices, a Aneel levou em consideração o custo de geração, de transmissão e a atualização monetária que tem como base o IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado). No entanto, este ano, o que mais impactou no reajuste das tarifas foi o uso de energia proveniente das térmicas.

Em virtude do baixo nível de água nos reservatórios das hidrelétricas, o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), precisou acionar essas usinas térmicas, cujo custo de geração é significativamente mais elevado que o das hidrelétricas.

Enquanto a utilização das térmicas foi o fator preponderante no reajuste, a parte que fica com a concessionária paraense, a Celpa, foi o que menos impactou no novo valor da tarifa vigente no Pará, com um percentual de 2,71% de reajuste. Esse índice foi o menor que a inflação do período, que foi de 5,12% de IGPM.

Mais informações sobre os processos de reajustes tarifários podem ser consultadas no endereço eletrônico da ANEEL (www.aneel.gov.br ), perfil espaço do consumidor, na cartilha ‘perguntas e respostas sobre tarifas de distribuidoras de energia elétrica’. (Aneel)

Publicidade

Veja
Também