Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Novo parque de iluminação super led já chegou a 93% das ruas, afirma Semurb

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Um dos maiores projetos anunciados pela prefeitura de Parauapebas em 2018 foi a criação do novo parque de iluminação pública do município. Uma obra extensa avaliada em mais de cem milhões de reais, que substituiria as luminárias comuns pelas chamadas super led.

Hoje, passados cerca de nove meses depois do início do projeto, quase 100% da cidade já está contemplada com a nova iluminação. Rio Verde, Parque dos Carajás, Jardim Canadá e até bairros da zona rural são algumas localidades que possuem o super led.


De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Edmar Cruz Lima, faltam apenas alguns detalhes para que o projeto esteja totalmente concluído. “Nós temos atualmente 28 mil pontos instalados na cidade, um percentual de 93%. Mesmo faltando essa pequena margem todos os bairros da cidade já foram contemplados, inclusive na zona rural como a Vila Paulo Fonteles, Palmares II Cedere I e Onalício Barros”, conta o gestor.

Alguns cidadãos do município questionam certos pontos da cidade onde alguns postes continuam com a iluminação antiga. Sobre este assunto, Edmar explica que existem algumas condicionantes técnicas que ainda vão ser resolvidas pela empresa contratada, como estruturas que não suportam as luminárias, ou que possuem uma inclinação dificultosa para a instalação.

Edmar – Secretário Municipal de Serviços Urbanos

 

As luminárias super led sempre foram anunciadas como uma renovação tecnológica, já que consomem menos energia e produzem mais luminosidade. Devido a isso, o secretário acredita que em breve a gestão municipal terá uma grande economia com gastos na iluminação pública. “A estimativa no cálculo matemático é que nós teremos uma economia de até 62.1%. Ou seja, uma conta que eu pagava em torno de R$ 1 milhão e 200 mil para a concessionária de energia, vai cair para cerca de R$ 550 mil. Esse superávit serve para dar ainda mais sustentabilidade ao projeto”, diz Edmar Cruz.

Ministério Público

Recentemente, uma nova polêmica envolvendo o projeto surgiu em Parauapebas e levantou muitos questionamentos sobre a legalidade da obra. O Ministério Público Estadual iniciou um processo de investigação da instalação do parque de iluminação pública, alegando possíveis problemas de licitação que poderiam estar relacionados com um possível crime de improbidade administrativa.

Sobre a investigação do MP o secretário municipal de Serviços Urbanos se mostrou tranquilo e categórico, afirmando que a administração continua seguindo os parâmetros da lei, e sempre ajudando a justiça em qualquer tipo de investigação. “Por ser um projeto audacioso ele levanta muitos questionamentos. O Tribunal de Contas dos Municípios já nos enviou uma notificação pedindo a vista do processo. Nós pegamos todo o material que tínhamos e encaminhamos para o TCM, ele foi avaliado e levado à plenária do tribunal onde lhe foi dado parecer favorável, por isso para nós está tudo dentro da legalidade. Mas nada impede que o MP se manifeste e faça o procedimento normal de investigação”, conclui o secretário municipal de Serviços Urbanos Edmar Cruz Lima.

Com a obra se encaminhando para a conclusão, Edmar Cruz Lima se mostra bastante satisfeito com o trabalho e planeja até uma cerimônia de comemoração. “Eu ainda estou analisando pesquisas, mas se tudo estiver correto podemos ser a primeira cidade do Brasil a ter 100% do parque de iluminação atendido por luminárias de super led. A gente pretende fazer uma festa, já que eu considero um grande feito”, finaliza o gestor.

Publicidade

Veja
Também