Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Novos alunos da rede pública de Parauapebas se matricularão pela internet a partir de segunda-feira (12)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Pela primeira vez na história da educação de Parauapebas, as matrículas dos alunos novatos da rede municipal de ensino serão totalmente informatizadas. Seguindo a tendência das grandes redes de ensino público do país, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está modernizando sua gestão educacional com a implantação do sistema i-Educar. O sistema gerenciado via internet, possibilita a gestão das informações das unidades escolares, como realização de matrícula de alunos; inserção de notas e faltas; elaboração de boletins e históricos escolares.

Em nível mais amplo, o i-Educar possibilita a gestão administrativa integrada da Semed com as escolas, com acompanhamento em tempo real das informações movimentadas pelas unidades, inclusive disponibilidade de vagas em cada uma.


Matrículas

A partir deste ano, a reserva de vagas para novos alunos nas escolas municipais deverá ser realizada pela internet pelos pais ou responsáveis. Todos os servidores das unidades educacionais participaram de formações sobre a utilização do sistema.

Os alunos que já estavam devidamente matriculados no ano letivo de 2014 não precisarão reservar matrícula pelo sistema i-Educar, pois automaticamente a matrícula já foi renovada para o ano letivo de 2015.

As pré-matrículas serão feitas online, pelo site da Semed (www.semed.parauapebas.pa.gov.br), no período de 12 a 16 de janeiro. Já a confirmação da matrícula deve ser realizada na própria escola no período de 19 a 22 de janeiro.

1º PASSO

Fazer a pré-matrícula entre os dias 12 a 16. O pai ou responsável pelo aluno deve:
1º) acessar o site da Semed – www.semed.parauapebas.pa.gov.br
2º) clicar no link pré-matrícula;
3º) clicar no link criar conta;
4º) clicar no link acesso aos pais;
5º) clicar no link nova matrícula (preencher as informações pessoais solicitadas);
6º) imprimir o cartão de confirmação da pré-matrícula, nele constará a lista de todos os documentos necessários para confirmação da pré-matrícula.

É preciso compreender que, para se registrar no sistema, o pai ou responsável deverá cadastrar um e-mail válido, para poder preencher as informações solicitadas.

Tudo pode, a primeiro momento, parecer complicado, mas não é. Pelo contrário, esse procedimento, além de conferir segurança ao registro da pré-matrícula, agiliza o atendimento e evita filas nas escolas.

2º PASSO

Depois da pré-matrícula, no período entre 19 a 22 de janeiro, o pai ou responsável deve comparecer à escola para fazer o vínculo institucional, isto é, confirmar a pré-matrícula que ele fez pela internet levando consigo o cartão de confirmação da pré-matrícula e, assim, efetivar a matrícula na escola onde seu filho vai estudar. Essa é a única etapa que só poderá ser feita presencialmente.

Dúvidas quanto ao procedimento de matrícula online poderão ser sanadas em qualquer escola da rede municipal, onde profissionais administrativos estarão aptos e disponíveis nos laboratórios de informática para auxiliar pais e responsáveis.

Reportagem e fotos: Luzandra Vilhena /Semed

Publicidade

Veja
Também