Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Novos militares do corpo de bombeiros participam de treinamento aquático

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O treinamento visa preparar os militares para situações de salvamento

Cerca de 20 militares participaram do treinamento aquático realizado no lago do bairro Nova Carajás. Apesar de contar com militares que já atuam no município, o foco do trabalho foi voltado aos doze novos militares apresentados no início da semana no 23º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Parauapebas.


Segundo o Capitão Waulison Ferreira, comandante do Corpo de Bombeiros no município, as atividades serão desenvolvidas até a próxima semana e explica o motivo. “Isso para que eles conheçam os principais pontos de riscos do nosso município, conhecendo as características e ganhem experiência junto aos militares mais antigos. O objetivo é familiarizar com os equipamentos e com as equipes”.

As técnicas de salvamento na água já são repassadas aos militares ainda durante o curso de formação ao qual são submetidos e tem duração de um ano. Mas, de acordo com o comandante, essa prática no local onde estão lotados trará melhores resultados nas ações. Desta forma, os militares estarão mais preparados psicologicamente e fisicamente.

Algumas técnicas utilizadas durante os treinamentos foram: reconhecimento de área, abordagem, resgate, sobrevivência, maneabilidade com embarcações e com vítimas de afogamento e mergulho.

 

Os treinamentos são realizados em vários turnos (matutino, vespertino e noturno). E de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, as equipes estão tendo treinamentos das mais diversas áreas que a corporação atua.
“Hoje foi salvamento aquático, mas eles já passaram por salvamento terrestre com a utilização de desencarcerador e motosserra, por exemplo. Também tiveram salvamento em altura, com base de 10 a 15 metros e simulação com vítimas e sem vitimas. Tudo isso, é uma forma de estar requalificando os militares para atuar prestando um serviço eficiente a população”, destaca o Capitão Waulison.

Reportagem: Anne Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

 

 

 

 

Publicidade

Veja
Também