Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Número de casos de dengue cai 41% em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Os casos confirmados de dengue no município de Parauapebas caíram 41% comparando os números entre o primeiro semestre de 2015 com o mesmo período de 2014. De acordo com os dados do Sistema Informações de Agravos Notificados (Sinan) de janeiro a junho de 2014, foram registrados 488 casos confirmados, já em 2015 esse número caiu para 287 no primeiro semestre.

De acordo com Marcelo Silva, diretor do departamento de Vigilância em Saúde (Visa) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), essa redução é fruto de muito trabalho dos agentes de endemias que realizam visitas domiciliares diariamente para sensibilizar a população com relação aos cuidados para evitar criadouro do mosquito da dengue.


“Temos 76 agentes de endemias realizando esse trabalho permanentemente”, destacou Marcelo Silva. Também de acordo com os dados da Visa no primeiro semestre de 2014 foram notificados 656 casos, já nesse ano, no mesmo período, o número caiu para 580 registros de notificação, uma redução de 11%.

“Parauapebas desponta no ranking de casos notificados no Estado em função do trabalho realizado junto aos profissionais que atuam na urgência e emergência do município. Os médicos são orientados a realizar a notificação em caso de suspeita, prova disso é que o número de casos confirmados é bem menor que o de registro de notificações”, informou Marcelo Silva.

Apesar da expressiva redução do número de casos confirmados a necessidade de manter a população alerta quanto aos cuidados com relação à dengue permanece e será intensificada a partir de agosto com mutirões e uma intensa campanha de comunicação. “Nosso objetivo é se antecipar ao período chuvoso e envolver a população para que os números de casos de dengue caiam ainda mais no município”, destacou o responsável pela Visa.

Reportagem: Karine Gomes

Publicidade

Veja
Também