Viabilizada pelo Novo PAC, unidade terá capacidade para atender 20 mil pessoas e marca a retomada de um projeto que corria risco de perder recursos federais

O cuidado com a saúde pública ganha um novo e importante capítulo em uma das regiões mais populosas de Parauapebas. Estão em ritmo acelerado as obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Porte V, no Complexo VS-10. O projeto estratégico visa transformar o atendimento médico local, fortalecendo a porta de entrada do SUS no município.
Nesta quarta-feira (7), o prefeito Aurélio Goiano, acompanhado pelos secretários Luiz Veloso (Saúde) e Roginaldo Rocha (Obras), além de uma equipe de engenharia, esteve no local para vistoriar de perto o andamento dos trabalhos, que já atingiram 20% de execução.
A unidade é fruto de uma articulação entre o governo municipal e o governo federal, por meio do programa Novo PAC – Desenvolvimento e Sustentabilidade. Segundo a gestão municipal, a obra estava parada e corria um risco real de perder o recurso federal.
“Essa UBS representa dignidade. Ela estava parada e quase perdemos o recurso, mas nossos esforços fizeram com que hoje ela se tornasse realidade. É investimento no futuro, com menos filas e cuidado humanizado”, destacou o prefeito Aurélio Goiano.
Planejada para ser um espaço de acolhimento moderno e acessível, a nova UBS foi projetada para comportar cinco equipes de Atenção Primária, com capacidade para atender cerca de 20 mil moradores da região.
A estrutura contará com:
- Consultórios: Atendimento médico e de enfermagem.
- Saúde bucal: Consultórios odontológicos completos.
- Serviços especializados: Salas de vacinação (imunização), curativos e procedimentos.
- Farmácia própria: Entrega de medicamentos diretamente na unidade.
- Bem-estar: Espaços para atividades coletivas e educação em saúde.
A consolidação desta unidade no Complexo VS-10 reforça a Atenção Primária como base do sistema de saúde. Com a nova estrutura, o município amplia a capacidade de acompanhamento de pré-natal, cuidados com idosos e controle de doenças crônicas (como diabetes e hipertensão), focando na prevenção para evitar o agravamento de enfermidades.
Para o secretário de Saúde, Luiz Veloso, a descentralização é a chave para um SUS eficiente. “O objetivo é garantir que o cidadão encontre atendimento de qualidade perto de onde vive”, pontuou.
Com o avanço constante das frentes de trabalho, a expectativa é que, em breve, as famílias da VS-10 possam usufruir de um serviço de saúde mais ágil, eficiente e presente no dia a dia da comunidade.












