Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Operação Trampolina é deflagrada pela Polícia Federal

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Polícia Federal, juntamente com o Núcleo Regional da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Pará (NUINT/PA), deflagrou nesta quinta-feira (08), a operação “Trampolina”, que visa desarticular organização criminosa atuante no Estado do Pará, especializada em fraudar ações previdenciárias interpostas perante a Justiça Federal e requerimentos de benefícios previdenciários junto ao INSS.

Estão sendo cumpridos quinze Mandados de Busca e Apreensão e dois de Prisão Temporária nas cidades de Castanhal, Igarapé-Açu, Abaetetuba, Maracanã e Moju, no Estado do Pará. Dos locais de busca e apreensão, sete são escritórios de advocacia.


Dentre as fraudes evidenciadas durante as investigações estão a falsificação e utilização de documentos falsos como títulos de terra, certidões de óbito e declarações da EMATER, entre outros documentos, criando ou adulterando direitos e situações jurídicas inexistentes para interposição de ações previdenciárias na Justiça Federal e de requerimentos de benefícios previdenciários no INSS.

Durante as investigações, foi revelada a existência de uma rede criminosa de intermediários, arregimentadores, falsificadores de documentos e advogados especializados na execução das fraudes em desfavor do INSS.

De acordo com o Núcleo Regional da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Pará, o prejuízo estimado aos cofres públicos dos benefícios já analisados ultrapassa dois milhões de reais.

Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documento público e particular, uso de documento falso, dentre outros.

Os investigados presos serão ouvidos na Superintendência Regional da Polícia Federal em Belém e serão encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da justiça.

 “Trampolina”é um termo utilizado para a pessoa que forja a própria morte e adquire uma nova identidade.

Publicidade

Veja
Também