Este ano a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ou Correios fez 350 ano. Mas, em muitas cidades do Brasil, há muito o que se evoluir por pura falta de orientação de seus profissionais. Este é o caso de Parauapebas.
[checklist]
- O primeiro e maior problema é que a cidade de Parauapebas tem várias regiões em que as entregas não são feitas. Cidade Jardim, Apoena, Amazonia, Nova Carajás e muitos outros. Nesse caso, você deve ter sempre em mãos seu código de rastreamento e ficar ligado no site dos Correios para saber quando você poderá retirar sua encomenda.
- Em Parauapebas não adianta pedir um SEDEX esperando que esse vá chegar logo. Não irá. Dependendo de onde você mora você pode se preparar para aguardar de 10 a 15 dias.
- Se sua encomenda passou de 3 tentativas e você foi notificado. Tenha cuidado. Parauapebas é uma das poucas que cidades em que sua encomenda pode ir parar num Centro de Coleta. E aí vem a parte ruim da história. O Centro de Coleta hoje na frente da Câmara possui um restrito horário de 14h às 16h de segunda a sexta. Logo, se você trabalha em expediente comum, a confusão está feita. Mas, não tem problema. Basta alguém ir buscar por você com uma carta assinada a punho autorizando, juntamente com seu RG ou cópia autenticada do mesmo, correto? Não. Aqui há muitos relatos de que o procedimento dos Correios é violado. Ou seja, eles solicitam que você leve uma procuração reconhecida em cartório dando tal autorização. Lembrando que são somente 7 dias concedidos pelo Centro de Coleta.
[/checklist]
O lado bom da história é que os Correios por aqui também conta com pessoas sempre prontas para ajudar. Porém, essa realidade não é uma constante e há diversos relatos de mal atendimento e não cumprimento de regras como citadas acima. E se você tiver problemas o que fazer? É simples. A empresa Correios é bastante séria e consolidada. Basta pegar o telefone e ligar para 3003-0100 abrindo uma reclamação. O atendimento é excelente e bastante atencioso. Você terá um protocolo em mãos na mesma hora e poderá receber uma cópia de sua reclamação via e-mail. Caso você tenha algum problema na hora de pegar uma encomenda e considera que o procedimento realizado não está correto, basta ligar na mesma hora para o atendimento, esclarecer suas dúvidas e caso você tenha razão repasse o celular para um atendente.