Pacientes que procuram atendimento no Hospital Municipal de Parauapebas (HMP) na manhã desta quinta-feira (1), denunciam que apenas um médico está trabalhando. Segundo os denunciantes, eles estão sendo mandados para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), localizada no Bairro Cidade Jardim.
De acordo com uma paciente que ficou sem o atendimento e preferiu não ter seu nome revelado pela reportagem, o único profissional estaria “escolhendo” quem atenderia. Já Leia Souza, enfermeira e moradora do Bairro União, também disse que foi mandada para a UPA. Ela alega estar com diarreia, pressão alta e vômito. “Isso aqui está um caos, não tem esparadrapo, não tem papel higiênico”, lamentou.
Ainda segundo Leia Souza, ela mesma comprou o próprio esparadrapo como mostra na foto abaixo, além de outros materiais básicos que, segundo a denunciante, estariam em falta na unidade.
Os pacientes acreditam que a situação é consequência das demissões de profissionais que vem ocorrendo nos últimos dias.
A Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio de sua Assessoria de Comunicação (ASCOM), divulgou recentemente uma nota justificando as demissões de profissionais de saúde por conta de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado em parceria com o Ministério Público.
Reportagem: Jéssica Diniz / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar