Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Palestra de nutricionista motiva visita técnica de estudantes ao Hospital Yutaka Takeda

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Hospital Yutaka Takeda (HYT), unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, localizado em Parauapebas (PA), proporcionou, nesta terça-feira (08), visita técnica para um grupo de estudantes da Faculdade Master de Parauapebas (FAMAP). A visita ocorreu após palestra ministrada pela nutricionista do hospital, Tamiris Viegas, durante o 1º Encontro de Nutrição de Parauapebas (ENUP), realizado no último sábado (05).

Durante a visita, o grupo de alunos teve a oportunidade de conhecer a estrutura física, alguns procedimentos internos e a forma de gestão e atuação do serviço de nutrição. “Foi uma experiência muito boa, eu não tinha noção de como é cada setor de um hospital. E também chamou bastante a minha atenção, a organização, gestão, o carinho e cuidado com os pacientes”, destacou a estudante Joice Neves.


A nutricionista do HYT enfatizou para as estudantes, que pacientes hospitalizados podem ter necessidades nutricionais especiais, em função da desnutrição e dos desequilíbrios metabólicos impostos pelas doenças. A profissional disse ainda que a terapia nutricional, principalmente nos estágios críticos das enfermidades, deve ser administrada de modo seguro e eficaz, de acordo com a complexidade dos fatores envolvidos no monitoramento do paciente.

Ainda de acordo com Viegas, o nutricionista é um profissional essencial para o tratamento de pessoas hospitalizadas. “Ele é responsável por garantir o aporte de nutrientes necessários para a recuperação do estado nutricional do paciente, evitando problemas como fraqueza, dificuldade de cicatrização, diminuição das funções dos órgãos e risco de infecção”, ressaltou. Segundo a profissional, o nutricionista tem seu trabalho valorizado nas instituições de saúde e os hospitais são um importante campo de trabalho, onde há integração entre os profissionais da saúde, e valorização do trabalho em equipe e multidisciplinar.

Hospital Yutaka Takeda

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

O HYT foi o primeiro hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição. Além disso, recentemente a unidade foi certificada com o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), em reconhecimento às boas práticas adotadas na cozinha do hospital.

Publicidade

Veja
Também