Cerca de 200 pessoas estiveram presentes no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), na manhã desta quarta-feira (10), participando da abertura da 20ª Semana do Meio Ambiente. Promovido pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), com o apoio do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap), o evento contou com palestras e bate-papo sobre a temática “Ciência e Vida: Elos para o Desenvolvimento Sustentável”.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Gesmar Costa, enfatizou a importância da população mudar os costumes ambientais. “A população tem urgentemente que mudar seus costumes, pois só assim poderemos melhorar e contribuir com o nosso meio ambiente”, declarou.
Para o palestrante e engenheiro ambiental, Isley Ferreira, o propósito da palestra é instigar aos presentes e a população sobre a criação de uma nova matriz econômica e que ela seja sustentável. “Temos que pensar nas viabilidades de exploração dos recursos naturais de forma sustentável que nós temos ainda inexplorada dentro de nosso município, ou seja, isso equivale a 80% de unidade de conservação que ainda não temos conhecimento de todo esse potencial”, explicou o engenheiro.
“Acho muito importante para a sociedade como um todo este evento, porque além de conscientizar, ele proporciona conhecimento sobre projetos voltados para o meio ambiente. No meu caso, que sou universitária, temos contatos com profissionais gabaritados. Assim acabamos absorvendo todo esse conhecimento”, opinou a estudante de zootecnia, Raquel Feitosa.
A 20ª Semana do Meio Ambiente segue até sábado (13), com programação que inclui minicursos, palestras, exposições, ciclismo ecológico, concurso miss natureza, apresentação cultural, quiz e premiações.
Reportagem: Janaina Ravanelli
Fotos: Anderson Souza